Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Somos todos artistas? -- 13/08/2016 - 19:06 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Amélia, corre que a cerimônia das olimpíadas já começou. O Maracanã está lotado. Dizem que a festa será linda. A televisão está transmitindo para o mundo inteiro.”

“Será linda mesmo, Camélia? Tenho minhas dúvidas porque o mundo conhece a gente como o país do carnaval, das lindas bundas das mulheres a amostra, pelo futebol e pela violência nas ruas.”

Nossos governantes e formadores de opinião não se incomodaram em vender a nossa imagem de país pouco sério.

Mas a cerimônia de abertura está linda. Os organizadores esbanjaram em artifícios artísticos. Luz, música, dança e Gisele Bündchen. A arte tem esse poder de nos deixar boquiabertos. A cerimônia concentrou todas as modalidades artísticas num só evento. Ora, se cada evento individualmente mexe com sua nossa alma, imagina luzes, música e dança tudo junto. Aguça nossos sentidos, vibra em nosso corpo, enche os olhos, nos bole por dentro que até dá vontade de sair do sofá e entrar na tela.

"Amélia, penso que a arte entra na nossa vida junto com o sopro da vida. Dança no momento da concepção no entrelaçar das células, ao ritmo da música dos primeiros batimentos do coração em formação. Reluz na profusão de cores do ser que surge, dando características únicas a cada criatura. Cada ser, uma inédita obra de arte! Talvez por isso, busquemos a arte como alimento da alma, expressões que por instantes nos arranquem da mesmice e nos façam sonhar, tornem fluido o pensamento encantando olhos e ouvidos e ampliando os sentidos."

"Camélia, ta falando bonito feito artista!" – elogiou Iris.

Sem arte e sem cultura, somos apenas seres, não somos humanos. O que nos humaniza é a arte e suas diferentes formas de nos expressarmos e observarmos o mundo que nos cerca. Ampliam-se as percepções e a capacidade de nos emocionar.

Quando uma mãe diz ‘menino, para de fazer arte’ é porque ele está fazendo algo que o diferencia dos outros. A arte nos diferencia dos demais animais. Sem ela seriamos iguais. Ela nos torna semelhantes, porém únicos. Cada um vê a mesma coisa através de prismas diferentes, dependendo de sua capacidade criativa. Podemos até criticar algum artista, mas ele será único com seu talento.

A arte tem um imenso poder de transformação e quanto mais se bebe dessa fonte mais sedento ficamos. Delícia de contradição! Arte é resultado da emoção do artista arrancando emoção de quem se depara com a arte! Só quem se emociona verdadeiramente consegue emocionar o outro.

Levar a sonhar, desejar-se que nunca acabe, querer cada vez mais é o que define a alma do artista.

“Camélia, será então por ser a arte tão pura, tão sublime, que só no céu tem show de harpas? Mas também se o capeta botar harpas no inferno, deixará de ser inferno. Viver sem arte é um inferno”, completou Iris e gargalhamos.

"Não Iris, existe arte em tudo. Como ela retrata a emoção do artista, existe arte assustadora, soturna, ameaçadora, medonha, sombria assim como iluminada, alegre, clara, colorida, solar, musical... O artista capaz de retratar o inferno possui uma criatividade espetacular, e se não há harpas por lá, com certeza instrumentos menos delicados ele há de criar para que sejam responsáveis pela trilha sonora."

Tamanha importância tem a arte nas nossas vidas que unimos a palavra arte a tantas outras palavras como "Arte de Amar, Futebol Arte, Obra de Deus", criando formas elogiosas que enchem nossos sentidos.

A arte liberta o pensamento, permite o fluir da imaginação passeando da beleza a emoção. Enche os olhos da alma, leva luz aos abismos interiores. Tem o poder de modificar a vibração desde a mínima célula até o estado de espírito. É a manifestação das forças inconscientes que atuam dentro de nós.

"Agora vamos acabar com essa conversa e ver a abertura das olimpíadas!"

Ficaram em silencio, encantadas com tudo que viam.

“Camélia, que lindo, estou emocionada. Quanta beleza, quanta riqueza de detalhes nas coisas mais simples. Dá vontade de virar artista, de estar lá, fazendo parte de tudo isso”.

Nossa vizinha Iris, que após a aula sempre passa aqui em casa para um dedo de prosa, disse que “embora a maioria das pessoas não tenha essa consciência, desde sempre tivemos arte por toda parte. Desde nossos ancestrais que eternizaram seus desenhos nas paredes das cavernas até as projeções tridimensionais permitidos pela tecnologia de hoje”. E finalizou intrigada: “Então somos todos artistas?”












Colaboração: Ângela Fakir e Jeanne Martins
Desenho: Ângela Fakir
http://riscoserabiscosangelafakir.blogspot.com.br/
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui