Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Soldado Sem Cabeça de Guarapuava -- 13/02/2010 - 15:18 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Soldado Sem Cabeça de Guarapuava

No ano de 1894 o Paraná foi invadido pelos Maragatos, que eram os revolucionários gaúchos. Mas, para combate-los, existiam os militares do Floriano Peixoto apelidados de Pica-Paus. Nesta confusão toda existia o capitão Juca Tigre que sonhava em separar o Sul do resto do Brasil. Nesta época dois soldados desertores de Juca Tigre chegaram a um sítio de Guarapuava para pedir comida. Mas as donzelas da casa, com medo dos homens serem estupradores, começaram a pedir por socorro em voz alta. O pai das moças, que estava no mato, ao ouvir o barulho das filhas saiu correndo para o casarão e avistou os militares: um urinando na mata e outro tomando banho de cachoeira. O fazendeiro, temendo que os rapazes fossem bandidos, tirou a espada da bainha e arrancou a cabeça do pobre. Já, o moço que estava na cachoeira viu tudo, saiu correndo e conseguiu escapar. Reza a lenda que no lugar onde o soldado sem cabeça foi enterrado começaram a acontecer milagres, sem falar que muita gente via o fantasma de um ssoldado sem cabeça naquele mesmo local. Alguns anos depois seus devotos ergueram uma igreja chamada Capela do Degolado, em homenagem a este militar, onde seu corpo estava sepultado. A lenda diz que as imagens dos santos que são colocadas na capela do soldado degolado perdem suas cabeças misteriosamente. Hoje um canal de televisão está filmando, na cidade de Guarapuava, este famoso causo. Por incrível que pareça, durante as filmagens, a Capela do Degolado teve o seu interior destruído por um macabro incêndio. Algumas pessoas falaram que isto foi obra do espírito do soldado sem cabeça que não gostou nada de ver o seu causo ser filmado para um canal de televisão.
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui