Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Aproveite sua vida -- 03/09/2016 - 17:24 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“Jacinto, você arranjou o emprego? Chegou tarde, quer jantar?”

“Sim mainha, arranjei, graças a Deus. É uma empresa de fiscalização”.

Amélia que estava ao lado da mãe, perguntou:

“E como foi seu primeiro dia?”

“Foi muito interessante. Antes de conhecermos nossos colegas de trabalho, fomos conhecer a empresa depois assistimos uma palestra sobre o tipo de trabalho, a clientela, e os possíveis problemas que enfrentaremos. Aprendemos sobre multas e outras punições. Foi muito bom para sabermos lidar com situações de estresse da outra empresa sob investigação, da nossa postura enquanto fiscais, discrição e os nossos direitos.”

“A palestrante falou também da importância do trabalho na vida da gente. Ela falou que interpretamos mal a palavra trabalho. Disse que desde os tempos mais remotos o progresso da humanidade se deu graças ao trabalho. Fiquei morrendo de vergonha quando ela reprovou a lei do menor esforço. A turma deu uma gargalhada geral quando ela disse que a maioria das pessoas procuram ‘emprego’ e não ‘trabalho’”

“Amélia, fiquei emocionado quando ela pediu para prestarmos atenção nas pessoas que estão indo trabalhar. Essas pessoas em geral estão tristes, de cara amarrada. Por falar nisso, outro dia ouvi no rádio um cientista francês dizendo que o Brasil é o único país no mundo em que as pessoas vão trabalhar assoviando. Ele disse que nunca tinha visto isso.”

“A palestrante falou outra coisa que vou adotar pra mim. Ao acordar de manhã nosso primeiro pensamento deverá ser algo positivo porque isso ditará o ritmo do nosso dia. Ela disse que a palavra trabalho vem do latim tripalium, que eram três paus para açoitar os escravos. A partir daí o trabalho ficou visto como um castigo. No entanto, aquele que se apega ao trabalho está de fato amando a vida. O trabalho nos levar a crescer e evoluirmos para sermos seres humanos melhores. Num momento de incentivos, ela sugeriu que devemos fazer o que propusemos e que todo trabalho é vazio, exceto quando há amor. Devemos desenvolver o ser e não o ter, independentemente do tipo de trabalho. Falou também que somos contaminados pelo meio, se não tivermos um caráter muito bem formado a gente se contamina.”

“Devemos ter cuidado pois as coisas que fazemos ficam impregnadas do estado de espírito com que as construímos. O trabalho é o amor feito visível. É transformador para quem o pratica e para quem é beneficiado por ele. O espírito com que trabalhamos transforma o mundo. A história da humanidade foi escrita por quem trabalhou com amor.”

“Ela fechou a palestra dizendo que no Éden as pessoas não trabalhavam e eram todas felizes. Comeram a fruta proibida e foram expulsas do paraíso e condenadas ao trabalho.”
O pai de Jacinto que estava em pé junto a porta, completou:

“Antes de bater a porta na cara de Adão, Deus disse: “viverás do suor do teu rosto. Aí tivemos que trabalhar para sobrevivermos.”

Amélia, instigou: “E agora você vai voltar a estudar ou não?”

“Claro que sim”, instigou a mãe que ouviu atentamente o filho amado.

Após comer avidamente, Jacinto saiu para namorar Rosinha. Voltou tarde da noite, sorriso de orelha a orelha. Seu pai ainda assistia a televisão na sala.

“O que houve filho? Viu passarinho cor-de-rosa?”

“Pedi a Rosinha em casamento. Ela disse que vai pensar e amanhã a noite me dirá que aceita.”

“Agora você já tem um grande amor, trabalho e sabe orar. Estes são os ingredientes da felicidade. Aproveite sua vida.”









































Colaboração: Ângela Fakir, Elizete Bomfim e Jeanne Martins
Desenho: Ângela Fakir
http://riscoserabiscosangelafakir.blogspot.com.br/
Baseado na palestra da profa. Lúcia Helena, Nova Acrópole

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui