Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Rei Arthur e Gawain -- 01/07/2010 - 21:44 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
texto




































1 Ainda jovem, rei Arthur foi rendido por monarca vizinho ao emboscar bela ursa em bosque do reino deste. O vizinho poderia tê-lo matado no ato, pois tal castigo vigorava para quem violasse propriedades alheias. Contudo, diante da juventude e da simpatia de Arthur, comoveu-se e lhe ofereceu liberdade, desde que no prazo de doze meses lhe trouxesse resposta a difícil questão:

2 "O que mulheres querem realmente?"

3 Semelhante pergunta deixava perplexo até homem mais sábio e ao jovem Arthur lhe pareceu impossível respondê-la. Mas aquilo era melhor do que morte, de modo que regressou ao seu reino e começou a pesquisar.
4 Indagou da princesa, da rainha, de prostitutas, de monges, de sábios, do palhaço da corte, em suma, de todos, e ninguém soube dar resposta convincente.
5 Porém todos o aconselharam a consultar velha bruxa, porque somente ela saberia a resposta. Preço seria alto, já que a velha bruxa era famosa pelo exorbitante preço cobrado pelos seus serviços.
6 Vencido o prazo do acordo, Arthur não teve mais remédio senão recorrer à feiticeira. Ela aceitou dar-lhe resposta satisfatória, mas primeiro teria que aceitar seu preço.
7 Ela queria casar-se com Gawain, cavaleiro mais nobre da távola redonda e mais íntimo amigo do Rei Arthur! Este olhou-a horrorizado: feíssima, um só dente, exalava fedor que causava náuseas até aos cães, feitora de ruídos obscenos.8 Rei Arthur nunca havia visto criatura tão repugnante. Acovardou-se, jamais pediria a um amigo de toda a sua vida para assumir essa carga terrível.9Não obstante, sabedor do pacto proposto, Gawain afirmou que não era tanto sacrifício assim, casar-se com a bruxa em troca da vida de seu melhor amigo. 10 Constrangido, mas grato, Rei Arthur foi saber da bruxa de saber infernal preciosa resposta: "Mulheres querem, realmente, é serem soberanas de suas próprias vidas!"
Todos souberam no mesmo instante que ela havia dito grande verdade e que Rei Arthur estaria salvo. Assim foi.
11 Ao ouvir tal resposta, o monarca vizinho soltou-o. Porém, que bodas tristes foram aquelas... toda a corte assistiu e ninguém se sentiu mais desgarrado, entre alívio e angústia, do que o próprio Arthur.
12 Gawain, entretanto, se mostrou cortês, gentil e respeitoso. A velha bruxa usou de seus piores hábitos, comeu sem usar talheres, emitiu ruídos e espantoso mau cheiro. Chegaram bodas e lua-de-mel.
13 Quando Gawain, já preparado para ir para a cama, aguardava sua esposa, ela surgiu como linda e mais charmosa mulher que se poderia imaginar!... Gawain estupefato, perguntou-lhe: "Que aconteceu?"
14 A jovem respondeu-lhe, com doce sorriso, que, por ter sido cortês com ela, metade do tempo se apresentaria com aspecto horrível e outra metade com aspecto de linda donzela. Então ela lhe perguntou:
Qual delas ele preferiria para o dia e qual para a noite?
Que pergunta cruel...
15 Gawain apressou-se em ponderar... Poderia ter adorável jovem dia inteiro, para exibir a seus amigos e, à noite, na privacidade de seu quarto, espantosa bruxa; ou, quem sabe, ter bruxa de dia e linda jovem nos imos momentos da vida conjugal.
16 Vocês, que teriam preferido... que teriam escolhido?
17 Escolha de Gawain vem mais abaixo, porém, antes tome sua decisão. 18 É MUITO IMPORTANTE QUE TENHAM FÉ!

?????????????????????????????????????????????????????????




















19 Fé: entrega e abandono das forças de vontade, inclusive a do livre arbítrio, à simplicidade, à sinceridade e à espontaneidade. (Unamuno + Goethe )



























20 Gawain respondeu que escolhera salvar seu rei, e ficou satisfeito com aquela escolha. Agora, caberia a ela mesma escolher o que mais queria, a fim de satisfazer-se. Ao ouvir sua resposta, ela anunciou que seria linda jovem de dia e de noite, porque ele a respeitou e permitiu que ela fosse dona de sua vida...
21 Moral da história:
Não importa se mulher é bonita ou feia; no fundo, é sempre bruxa, no raso, ela se transformará de acordo com a fé com que você se apresentar.


































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 803 vezesFale com o autor