Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->98. PITADA DE OTIMISMO — MANUEL -- 26/01/2003 - 09:01 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando aqui estive pela primeira vez, não sabia exatamente o que encontrar, pois afastara-me de meus familiares há muito tempo e não sabia como iria reencontrá-los: se crescidos, se com famílias constituídas, se perdidos em algum beco do infortúnio, se gozando da paz de segura progressão no seio de alguma seita de conteúdo religioso elevado. Mas fiquei muito satisfeito quando soube que estavam reunindo-se em torno de mesa muito bonita para invocar os espíritos, quer no sentido de ajudá-los, quer para instruírem-se com as doutas palavras dos orientadores. Não foi com pouca emoção que cumprimentei cada um deles e pude oferecer-lhes os meus préstimos do lado de cá da vida.



Antigamente, eu mesmo duvidei muito de que as pessoas, após o descerramento do mistério, se pudessem encontrar em “paraíso” de amizades, como aquele que revelavam os livros espiritistas. Sei que esta maneira de ver está arraigada na mente de muitas pessoas que não atinaram perfeitamente com os objetivos mais importantes do encarne e estão longe de perceber as razões mais íntimas da existência. Só bem mais tarde é que eu mesmo pude vislumbrar algum conhecimento que me trouxe um pouco de luz para a compreensão dos elementos básicos, essenciais, que compõem o aparato mínimo necessário para bem se formularem as idéias mais simples e mais imediatas da razão do existir na carne ou fora dela. Por isso, lastimo profundamente ter perdido o meu rumo, embora saiba que, com Deus no coração, não será difícil recompor minha caminhada para seguir na direção correta.



Quanto aos meus irmãos na carne, que deixei ainda cedo, quando parti para este outro lado, estão muito serenos, trabalhando eficazmente para o sucesso de seus empreendimentos no campo da dedicação ao socorrismo às vítimas das intempéries morais que soem abater a quantos, imprevidentes, se expuserem ao contacto das viciações. Por isso, antevejo-lhes futuro muito promissor e me rejubilo com sua atitude de muita fé e confiança em que se pode, com alma pura, atingir as metas mais elevadas, dentro de procedimento moderado, honesto e cheio de caridade.



Este escrito está para desfazer a má impressão deixada pelo irmãozinho anterior, que desejou intimidar o leitor, trazendo, infortunadamente, mensagem de cunho e de teor pessimistas. É com muito otimismo que participo desta mesa e é com muito amor que deixo registrada minha mensagem.



Para revitalizar o ambiente, vamos elevar a Deus uma prece, pedindo-lhe que nos envie irmãos sempre mais aptos a fornecer dados importantes para nossa regeneração e para o amparo de nosso trabalho.









COMENTÁRIO — OVÍDIA



O irmãozinho Manuel não é o mesmo que habitualmente vem para comentar e para orientar a nossa “Escolinha”. Trata-se de novo companheiro, cujas tarefas são as mais simples: as de ajudar-nos no encaminhar de irmãos sofredores para o nosso trabalho de socorro.



Como se viu na necessidade de escrever, uma vez que se sentia culpado por ter trazido o irmão do texto “Trapalhadas”, o qual causou certo mal-estar e provocou alguns cuidados especiais, demos-lhe a oportunidade de se manifestar para discorrer a respeito de seu caso pessoal, enfatizando o aspecto moral elevado que o levou a atitude plenamente coerente com o sentido que devemos dar ao nosso dia-a-dia: o ar de felicidade por ter realizado somente atos bons e por ter encontrado em iguais condições os familiares. Eis tudo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui