Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->10 filmes que você deveria ver -- 29/01/2003 - 18:16 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O filho da noiva:



Um filme maravilhoso que conta uma história muito sensível, que fala de amor, de velhice , de doença e de como a vida às vezes precisa usar a dor para nos ensinar as lições mais importantes a serem aprendidas.

Nunca havia assistido a um filme Argentino em toda minha vida e a surpresa foi um fator maravilhoso e que encheu meus olhos, os atores são ainda mais maravilhosos, Ricardo Darín um ator fantástico, Norma Aleandro que tem uma sensibilidade cômica e sentimental que nunca vi em atriz nenhuma brasileira e Hector Alterio, um senhor que lembra nossos pais e avós numa atuação esplêndida.

Depois que você assiste ao filme fica com uma impressão estranha, como eu não conhecia mais sobre o cinema argentino e conhecia muito mais do europeu e do americano que estão muito mais distantes geograficamente e de nossa realidade do que nosso vizinho.



Central do Brasil



Mesmo com toda aquela badalação de ter sido apontado a indicação de Oscar de melhor filme estrangeiro e a indicação de Fernanda Monte Negro ao Oscar de melhor atriz, central do Brasil não deixa de ser um filme cult.

Ela fala de coisas bem brasileiras como a miséria e a ignorância e mostra coisas boas como a compaixão,alem de lugares desse país onde nunca estivemos.

Fernanda Montenegro desfila todo seu talento dramático na tela num papel muito denso e comovente, alem do garoto Vinícius, estreante num belo papel demonstrando também um talento nato.



Cidade de Deus



Cidade de Deus é como um soco no estômago que nos deixa meio sem ar e nos coloca em contato com uma realidade que muitas vezes fechamos os olhos para não ver, mas na tela grande do cinema não tem como não ver.

Muitos dizem que se trata de um filme muito violento, mas não é mais violento do que a realidade brasileira do dia-a-dia, trata-se de um retrato muito bem acabado de nossa realidade.

Com atuações fenomenais de atores estreantes, realmente algo que deveria ser visto principalmente pela elite e a classe dirigente desse país, um relato de como a marginalidade começou e tomou conta desse país.



O grande ditador



Charles Chaplin foi realmente um gênio, quando se lê o que ele escreveu e se vê a pessoa maravilhosa que ele foi essa certeza aumenta ainda mais.

Chaplin foi um dos responsáveis pelo nascimento do cinema e de sua popularização, sua forma de atuar e os filmes que fez ao longo de sua carreira traduzem bem a alma desse senhor.

O grande ditador caçoa de uma forma divertida do uma das piores pessoas que a humanidade já gerou: Adolf Hitler.

A falta de cor do filme nem se quer será percebida, será colorida pelo charme e graça com que Chaplin ajuda a contar suas histórias.



Janela indiscreta



Alfred Hitchcock, sempre foi um diretor muito cultuado e agente não entende o porque até que se assiste aos filmes dele.

Janela indiscreta parecer ser uma história simples e corriqueira e o seria mesmo se não fosse contada por Hitchcock que dá a ela contornos e nuances interessantes e intrigantes.

A bela princesa de Mônaco (acho que é a Stefanie) tem uma beleza realmente pungente e dificilmente igualável, enche os olhos de qualquer pessoa.

O filme tem nas suas entrelinhas questões muito interessantes e que será preciso assistir a tal filme mais de uma vez.





2001: Uma Odisséia no Espaço



Stanley Kubrick é mais um dos diretores muito cultuados e que merecem esse status de gênios. O diretor de cinema sempre lança seu olhar sobre uma estória e a contam de uma maneira diferente para nós, inserindo nelas imagens e conceitos, Stanley Kubrick foi um dos melhores contadores de estória que o cinema já viu.

O filme faz a alusão ao ano de 2001 que no conto de Arthur C. Clarke, A sentinela, seria um ano onde o homem já estaria num estágio muito mais avançado de civilização do que realmente alcançamos.

Superando esse “gap” o filme se torna uma bela diversão e um desfile de imagens belíssimas, alem de tratar de assuntos muito atuais como o controle das máquinas sobre o homem, o fim do filme poucas pessoas compreendem.



Em algum lugar do passado



Esse filme tem algo de mágico em si, para muito será apenas uma boa estória de amor impossível, para outros que tem uma alma mais sonhadora certamente será um filme inesquecível.

Fala da busca do passado como algo eterno, o passado como um sonho bom de sonhar.

Christopher Reeve (ex-super-homem e que hoje luta para poder ser uma pessoa normal,preso a uma carreira de rodas, tetraplégico devido à queda de um cavalo) no começo de sua carreira protagoniza uma bela história de amor com uma belíssima mulher, além de uma canção que certamente também será inesquecível.



Moulin Rouge



Apesar de fazer parte do esquema capitalista de Hollywood, esse filme fala de uma estória de amor com muito brilho, cor e fantasia, além de contar com a bela Nicole Kidman e o talentoso Ewan McGregor.

As canções dão um tom e toque especial ao filme, história contada de forma fantasiosa e fantástica, diria que se trata de um filme 8 ou 80, ou você gosta muito ou detesta muito.

Destaque para a canção “Come what may”, uma canção de amor eterno que parece traduzir o “feeling” do amor sem fim e dos eternos apaixonados e românticos.



Matrix



Uma ficção que se for levada a sério tem muito de filosófica e intrigante, além de ser um filme extremamente vistoso pela tecnologia empregada de forma surreal em suas imagens.

O paradoxo criado pelo filme nos faz pensar em questões de como temos muito menos controle de nossa vida do que pensamos ou que gostaríamos de ter.

As inovações criadas nesse filme fizeram dele um percussor em muitas técnicas utilizadas de efeitos especiais em outros filmes e até em comerciais de tevê.



Dormindo com o inimigo



Julia Roberts empresta sua beleza a um bom filme que fala de como as pessoas podem mudar depois que conquistam aquilo que elas queriam, ou de como pensamos que conhecemos alguém e depois chegamos a conclusão que aquela pessoa é um completo estranho para nós.

A violência dos homens contra as mulheres é outro tema, além de seu controle violento sobre elas.

A casa do filme é uma das casas mais belas que já vi, fica numa região chamada Cape Code no nordeste norte-americano, litoral próximo a cidade de Boston, se eu tivesse uma casa daquelas seria uma pessoa feliz.

Destaque para Berlioz, fantástico musico e compositor e sua musica que aparece no filme de forma sinistra.





Bons filmes e muita pipoca, uma companhia especial é recomendável e no caso de alguns filmes indispensável.

O cinema é imaginação dos homens, mas algumas vezes o que acontece nos filmes acontece na também vida real e vice-versa.





P.S: Essa é uma lista pessoal que apenas divido porque esses filmes fizeram parte de minha vida, cada pessoa dever ter seus filmes preferidos, certamente serão diferentes dos meus.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui