Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POR QUE OS EUA SÃO UM IMPÉRIO. -- 30/01/2003 - 19:26 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POR QUE OS EUA SÃO UM IMPÉRIO



A maioria das pessoas não dispõe de tempo, conhecimento suficiente e nem capacidade para analisar as transformações que lentamente ocorrem no mundo. Muitas vezes essas transformações são quase imperceptíveis e por isso mesmo passam despercebidos. Mas essas transformações estão ocorrendo e mundo o curso da história.

Vejamos os EUA, por exemplo. Gostemos ou não disso, temos que admitir que os Estados Unidos da América é um império. E não é só isso. Atualmente é o único império no mundo. Fato inédito na história da humanidade. Mas por que os EUA são um império? É uma pergunta óbvia.

É um império porque é igual a todos os impérios que surgiram e ruíram até hoje. Foram se expandido, dominando outros povos, até que ficaram grandes o bastante para não se conter e desmoronar. É claro que existe uma enorme diferença entre, por exemplo, os impérios do século IXX e início do século XX para o império americano. Os primeiros invadiram a África, a Ásia e até partes da América e se apossaram das terras e das riquezas naturais dos povos que ali existiam. Os EUA, fora algumas exceções, não invade territórios ou países e não se apossa simplesmente das terras dos nativos. Seus métodos são mais modernos. Ao invés disso, os EUA fecham seu mercado aos produtos desses países, mas obriga que esses mesmos países abram seus mercados aos produtos americanos; também impõe sua cultura, como se esta fosse superior; impõe sua língua, como se esta fosse uma língua universal (Hoje em dia quase que é mesmo, mas por muitas décadas de imposição americana.); querem obrigar todos os demais países a se desarmarem e proibi-los de construir armas de destruição em massa, mas, ao mesmo tempo, querem ser os únicos a terem o direito de construí-las. Isso tudo não são características dos impérios?

Tudo isso são fatos que, às vezes, parecem isolados, mas, se juntarmos as peças do quebra-cabeça, iremos descobrir aquilo que muitos não consegue ver. Estamos vivendo o período do grande “império americano”. Um império que está no seu auge, mas, como todos os outros, vai entrar em decadência e ruir. Isso vem acontecendo desde que o mundo é mundo, e vai continuar assim. Um dia os EUA vai perder sua hegemonia e vai ser substituído por outra nação que irá tomar o seu lugar. Ainda não é possível fazer previsão de que nação poderá ser essa. Afirmar que poderá ser a China ou outro país, no momento, é mera especulação. O que se pode afirmar com certeza, partindo de uma análise histórica, é que isso vai acontecer. Agora quando, como e quais serão as conseqüências, isso não é possível prever.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui