Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA TERCEIRA VIA -- 04/02/2003 - 19:04 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA TERCEIRA VIA



Venho a algum tempo assistindo o embate entre colegas usineiros acerca do capitalismo e socialismo. A bem da verdade, são debates de alto nível. Claro que cada lado exagera para defender seu ponto de visto, mas isso é compreensível. Afinal somos seres humanos e não é nada fácil ser imparcial.

Muito já se falou sobre as fraquezas e erros do sistema socialista e capitalista. O primeiro é sempre acusado de autoritário, ineficiente e principalmente pela falta de liberdade; o segundo é acusado de perverso, desumano e de visar o lucro acima de qualquer coisa, sem se importar com o ser humano. Acusações desse tipo, nós já estamos acostumado a ouvir o tempo todo. Mas os problemas do mundo não vão ser resolvidos com cada lado apontando somente os defeitos do outro.

Seria melhor que cada lado reconhecesse os pontos positivos do outro e a partir daí procurar uma forma de incorporar a cada um deles tais pontos. É nisso que eu estou sempre a acreditar. Pode até parecer uma utopia, mas não estou propondo jogar tudo que está aí fora e começar do zero, como os utópicos; nem acredito no impossível. Acredito sim, que quando a humanidade aprender a ver o lado bom de cada um desses dois sistemas, vai descobrir que uma terceira via é possível. Uma terceira via em que as conquistas democráticas não sejam suprimidas em nome do fim da exploração da classe trabalhadora e nem a justiça social seja esquecida em nome do liberalismo exacerbado.

Como atingir essa terceira via é uma questão de tempo. A sociedade está mudando lentamente em direção a essa terceira via. Hoje é consenso de que o neoliberalismo foi um passo para trás assim como o socialismo tem algo de bom. Isso já é um grande passo. E a tendência é uma aproximação entre elas até que aconteça uma fusão. E é dessa fusão que sairá a terceira via.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui