Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Cigana Vanessa -- 16/04/2012 - 20:52 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Cigana Vanessa

Na Idade Média havia um acampamento de ciganos que andava de vila em vila mostrando para as pessoas as suas habilidades como: música, dança, magia e artesanato. Nesta caravana existia Yohana, uma cigana com poderes sobrenaturais e que acreditava na força da natureza. Um certo dia, ela descobriu que estava grávida e isto a deixou muito contente. Porém, não sabia qual nome daria a seu bebê.
Quando Yohana completou nove meses de gestação, era um belo dia de primavera, havia um arco-íris no céu e sua barraca encheu-se de borboletas, que são animais místicos para os ciganos, pois significam renovação. Então, ela pensou:
- Se o meu neném nascer hoje e for uma menina, darei o nome de Vanessa, que significa “voadora e volúvel como uma borboleta” numa mistura de Latim, Grego, Sânscrito e Romani.
Naquele instante uma enorme borboleta azul posou na barriga da gestante e ela sentiu a primeira dor do parto e gritou. Assim, as outras ciganas vieram ajudá-la e deste jeito Yohana deu a luz a uma saudável garota que deu o nome de Vanessa.
Esta menina cresceu em alegria e sua atividade favorita era dançar a coreografia do lenço. Toda a vez que ela bailava com este acessório, parecia que ela estava voando no meio do palco.
No dia em que ela completou quatorze anos de idade, houve uma festa no acampamento. Mas, choveu e depois apareceu um arco-íris no céu. No meio da comemoração, Vanessa escapou e decidiu descobrir onde ficava o começo do arco-íris, pois ouviu falar em uma lenda que este arco nasce de um pote de ouro. Desta maneira, a adolescente aproximou-se deste fenômeno da natureza e viu uma cigana dourada, porém transparente, saindo de dentro dele. A menina fez cara de assustada. Então, deste jeito, a mulher falou:
- Por favor, não se assuste!
- Pois sou Íris, uma cigana do astral.
- Estou aqui para dizer-lhe que quando você completar quinze anos, algo extraordinário acontecerá. Pois, você se transformará numa borboleta gigante nas noites de Lua Cheia com o objetivo de ajudar os casais apaixonados.
Após falar estas palavras, Íris desapareceu e o arco sumiu junto com ela.
Alguns meses se passaram e esta caravana de ciganos ia de aldeia em aldeia para mostrar a sua arte.
Em um certo lugar as ciganas foram convidadas por, Cristina, princesa local para apresentarem sua dança no castelo. Então as bailarinas mostraram a sua arte para a corte. Depois da apresentação a princesa pediu para que Vanessa desse aulas de balé cigano em troca de uma boa quantidade de moedas de ouro e a jovem aceitou a proposta.
Depois das aulas, as duas passaram a trocar confidências e Cristina confessou que estava triste porque iria se casar obrigada com Raul, que era um nobre idoso e, além disto, ela era apaixonada por Rafael, um camponês da vila.
Assim a cigana ficava pensando numa forma de ajudar a princesa, mas não conseguia achar uma solução.
Quando Vanessa completou quinze anos, os ciganos fizeram uma festa. Mas, no meio do evento, a adolescente passou mal e resolveu descansar em sua tenda. Porém, ela começou a tremer e desmaiou. Alguns minutos depois, a donzela acordou e sentiu que seu corpo estava estranho. Assim, ela se olhou no espelho e notou que tinha se transformado em uma borboleta gigante. Esta jovem pensou que era um pesadelo, por isto decidiu voltar para a cama e dormir.
No dia seguinte, Vanessa acordou, olhou-se no espelho,viu que estava com a mesma aparência de sempre e sentiu-se aliviada.
Porém, de noite ela transformou-se em borboleta de novo. Então, a menina lembrou-se daquele dia de primavera onde viu a cigana Iris e escutou sua profecia. Deste jeito, a garota notou que só virava borboleta nas noites de Lua Cheia.
Apesar dos estranhos acontecimentos, Vanessa continuou dando aulas de dança para a princesa. Até que um dia Cristina estava muito triste porque a noite de seu casamento com o velho Raul se aproximava. Desta maneira, a cigana disse:
- Eu tenho uma solução para o seu problema já que você se casará numa noite de Lua Cheia.
- Basta fazer isto: antes de você sair do castelo, fique na varanda, que uma borboleta gigante aparecerá e levará você até a casa de Rafael. Assim, vocês poderão fugir e ser felizes para sempre.
Cristina levou aquela história maluca na brincadeira. Porém, quando chegou a noite do matrimônio, a princesa foi até a varanda vestida de noiva e de repente, apareceu uma borboleta gigante que deu carona para Cristina e a levou até a casa de seu amado. Assim, a princesa fugiu com o camponês e Vanessa ficou contente com sua boa ação.
Reza a lenda que a cigana Vanessa quando invocada auxilia as pessoas nas conquistas de amores impossíveis.
Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui