Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Cigana Stella Maris -- 10/10/2012 - 20:56 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Cigana Stella Maris

Na Idade Média havia uma cigana chamada Celeste, que gostava de admirar as estrelas no céu. Porém, havia uma que ela gostava em especial, pois a cada vez que esta moça olhava para aquela estrela brilhante tinha a impressão de ver o rosto de uma criança.
O tempo passou e Celeste casou, mas não conseguia ter filhos, mesmo depois de inúmeras tentativas. Até que um dia, por causa de tantas cobranças, esta cigana fingiu estar grávida e colocou uma barriga falsa.
Mas, uma certa noite, seu povo acampou numa praia e ela resolveu orar para uma entidade, que morava no mar, chamada cigana Yasmin. Assim, Celeste fez o seguinte pedido na beira da praia:
“- Cigana Yasmin, que vira sereia nesta maravilha...
- Por favor, traga-me uma filha.”
Naquele instante surgiu bem na sua frente uma sereia, que apontou para uma estrela no céu. A cigana ficou surpresa, pois a entidade apontou, justamente, para o astro de que ela mais gostava. Porém, naquele instante a mesma estrela caiu no mar e a sereia desapareceu.
De repente, Celeste notou que algo encostou nos seus pés. Quando ela olhou para baixo, a moça notou que era uma estrela-do-mar. Assim, a mulher levou o presente para sua tenda e o colocou ao lado de sua cama.
No meio da madrugada, Celeste escutou o choro de uma criança e viu que havia um bebê bem no lugar em que ela tinha colocado a estrela-do-mar. Naquele instante esta moça teve uma idéia e chamou sua irmã, a cigana Yohanna, que sabia da falsa gravidez. Celeste combinou para que sua irmã mentisse que ela tinha tido a filha naquela madrugada e que o parto foi muito rápido. Então, a jovem concordou.
Desta maneira o bebê de Celeste foi batizado com o nome de Stella Maris, que significa estrela-do-mar numa mistura de Latim com Romani.
Stella Maris cresceu em beleza e virou uma grande bailarina, pois era habilidosa em saltos, em cambalhotas e na ginástica de virar estrela.
Reza a lenda que a entidade chamada Stella Maris costuma atender aos pedidos impossíveis. Dizem que para entrar em contato com ela, basta orar para a estrela mais brilhante do céu perto de uma praia. Assim, se esta estrela cair no mar é sinal de que o pedido se realizará.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui