Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Balé da Virgem das Flores -- 25/11/2012 - 09:02 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Dança das Donzelas das Flores

A dança das donzelas das flores apareceu, há 2000 anos atrás, no Antigo Egito. Ela surgiu com as camponesas, que ficavam felizes depois de uma árdua e boa colheita. Então, elas se reuniam para bailar com cestos de flores. Reza a lenda que um faraó estava passando num destes locais e viu este tipo de coreografia. Assim, o faraó pediu para que as vestais, que eram as virgens dos templos egípcios, adotassem este estilo de balé para celebrar o começo da primavera. Desta maneira, a cultura se espalhou fazendo com que gregos e romanos utilizassem a coreografia das danças das flores para saudar a deusa Ceres, que era a deusa da agricultura, depois de uma boa colheita. Já os celtas adotaram a dança das flores como parte do ritual de primavera. Os ciganos, como povo nômade, estudou o bailado de outros povos e mesclou com o seu. Assim, eles também costumam fazer esta dança da virgem das flores. Na Dança Cigana, geralmente, este balé consiste em donzelas, com cestos nas mãos, lançando flores e pétalas de rosas ao público, intercalando giros e passadas. Reza a lenda que o agricultor que pegasse uma flor ou pétala lançada no meio deste balé, teria uma colheita excelente e farta. Para os ciganos, as senhoras casadas e as viúvas não devem participar desta dança. Pois, somente as donzelas solteiras podem bailar este tipo de coreografia, pois elas representam a pureza. Conforme a tradição uma mulher intocada significa ingenuidade e quando ela joga rosas e pétalas ao público, um pouco de sua inocência fica nestas flores, que tem o poder de trazer sorte para quem tocar nestes restos vegetais.
Para o povo cigano, as flores significam delicadeza, sendo símbolos da sedução pelo aroma e são consideradas as tocas dos silfos, os “elementais” do ar. Já as cestas e balaios significam a união do trabalho pela família. Até hoje, empresas familiares usam este símbolo.
Geralmente, as coreografias das danças das flores são descontraídas, por isto a bailarina deve brincar com o cesto de flores e no ápice, o público precisa ter a sensação de que bailarina e cesto, com vegetais, são uma só criatura.
O ritual da dança das flores possui muitas lendas, leremos uma delas abaixo:
Na América Central existia uma tribo de índios que cultuava a deusa da agricultura e sempre depois de uma boa colheita, era escolhida uma donzela para fazer a dança das flores. Segundo a tradição só uma virgem poderia fazer este balé em homenagem a deusa da agricultura, pois se a moça não fosse mais donzela, no ano seguinte, pragas como a chuva e a seca poderiam prejudicar a produção da agricultura.
Nesta aldeia, havia a adolescente Yokan, que era filha do imperador desta tribo. Porém, ela se apaixonou por um índio da aldeia inimiga e se entregou para ele. O problema é que naquele mesmo ano, o povo escolheu Yokan para bailar a dança da virgem das flores pedindo uma boa safra. Porém, a jovem ficou com vergonha de falar que não era mais moça e mesmo assim bailou no ritual. Mas, naquele ano, houve um período de seis meses só com tempestades e outro semestre só com seca, situações que prejudicaram a colheita. Então, o pajé da tribo achou que toda aquela desgraça era a fúria da deusa da agricultura e desconfiou que Yokan não era mais virgem, quando dançou no ritual. Assim, ele mandou as mulheres, da aldeia, examinarem esta jovem e a verdade foi descoberta. Como punição Yokan foi condenada a ser jogada para dentro do vulcão. Na hora em que ela iria ser jogada, ela fez a seguinte oração para a deusa da agricultura:
- Por favor, deusa da agricultura, me perdoe!
- Liberte-me de morrer pelas lavas do vulcão, pois como estou grávida, prometo que se o meu bebê for uma menina ela permanecerá virgem para sempre e bailará quantas danças da virgem das flores você desejar.
Naquele instante, Yokan foi jogada para dentro do vulcão. Mas, de repente, as lavas e chamas do vulcão se transformaram em pétalas de rosas, amortecendo a queda da índia. Então, a tribo achou que aquilo foi um milagre de perdão da deusa e resgataram Yokan, que, depois de alguns meses, deu a luz a uma menina e fez com que sua filha permanecesse virgem para sempre.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui