Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas da Ilha de Superagüi -- 03/02/2013 - 17:26 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas da Ilha de Superagüi

No litoral do Paraná, existe uma ilha chamada Superagüi que abriga muitas lendas urbanas, que leremos abaixo:
Há muitos anos atrás, aquela ilha era só habitada por índios. Um certo dia, a índia Potira estava brincando no mar, quando avistou um pescador branco, loiro e de olhos verdes, que estava aparentemente naufragado e afogado. Então, a moça fez respiração boca a boca no rapaz, que despertou e se apaixonou por ela. Assim, a indígena passou a ter um romance proibido com o loiro. Mas, algum tempo depois, Potira apareceu grávida e todos da tribo pediram para a jovem falar quem era o pai da criança. Assim, ela confessou que estava esperando filho de um pescador que naufragou na ilha. Os índios, revoltados, procuraram o branco que foi expulso do lugar.
Nove meses depois, Potira deu à luz a uma menina, de pele morena e olhos verdes, que foi batizada pela tribo de Superagüi, que significa em tupi-guarani: senhora dos peixes, já que a criança era filha de um pescador. O mais grave foi que Potira morreu no parto.
Superagüi foi criada por uma idosa da tribo, mas ela era desprezada pelos outros membros por ter sangue de branco nas veias. Durante a infância, esta garota gostava de brincar no mar e ela afirmava, de pés juntos, que conversava com os peixes, pois conhecia a linguagem deles.
O tempo passou, a menina delicada virou uma mulher de saúde frágil, que tinha um único sonho: dar a luz a um filho. Porém, nenhum homem da tribo queria casar-se com Superagüi, pois ela tinha sangue branco nas veias.
Um certo dia, Superagüi estava trabalhando com outras índias na ilha, quando, de repente, ficou doente e morreu. Após a sua morte, integrantes da sua tribo afirmaram que seu fantasma costumava aparecer na Lua Cheia e repetia a mesma frase:
- Quero ter um filho!
Muitos anos se passaram e os brancos invadiram aquela ilha.
Um certo dia, um casal de pescadores chamado Pedro e Maria, que estava grávida, resolveram morar naquela ilha. Numa certa manhã, o homem saiu para pescar e no meio do mar viu o espírito de uma índia, que disse:
- Meu nome é Superagüi, meu sonho sempre foi ser mãe e se o senhor me der o seu bebê, que está para nascer, para eu criar, prometo que lhe darei muitos peixes. Pois, sua pescaria sempre será farta.
O rapaz, assustado, gritou:
- Não!
O tempo passou e a esposa do pescador deu a luz a um lindo menino. Mesmo assim, a alma da índia decidiu proteger aquela família dando-lhe muitos peixes. Por isto, a ilha foi batizada de Superagüi.
Reza a lenda que o fantasma da índia, sempre aparece flutuando no mar, nas noites de Lua Cheia. Dizem que se, numa noite de Lua Cheia, você estiver nesta ilha, for até a beira do mar, desenhar uma criança na areia e chamar o nome de Superagüi três vezes, ela aparece e lhe garante fatura na pescaria.
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui