Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda de Cigano Paolo, Protetor de Luís XIV -- 09/02/2013 - 17:13 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda de Cigano Paolo, o Protetor de Luís XIV

Como muita gente sabe, Luís XIV é considerado um dos pais do Ballet Clássico, para isto ele baseou-se em Danças Folclóricas de todo o mundo, e, principalmente, na Dança Cigana.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lenda por trás dito tudo, que é uma estória contando que este rei era protegido e inspirado por uma entidade cigana chamada Paolo.
Reza a lenda que na Idade Antiga, uns ciganos, ergueram acampamento na França. O problema foi que numa certa noite pessoas preconceituosas colocaram fogo nas tendas e eles ficaram desprotegidos. Porém um nobre antepassado de Luís XIV, vendo todo aquele apuro, deu abrigo e comida para os ciganos. Em troca, esta caravana ofereceu artesanato, música e dança de graça ao seu protetor. Um dos dançarinos, o cigano Paolo disse-lhe:
- Estamos gratos por tudo o que o senhor fez. Por isto, eu gostaria de ensinar sua família a dançar.
O bom homem respondeu:
- Agradeço a oferta. Mas, a minha família é muito preguiçosa para aprender uma dança tão dinâmica.
Desta maneira, o bailarino disse:
- Meu nome é cigano Paolo e se por acaso os seus parentes mudarem de idéia, basta que pensem em mim que voltarei aqui para ensinar-lhes a arte da Dança Cigana. Afinal, esta dívida para mim, será eterna.
Muitos anos se passaram e Luís XIV nasceu. Dizem que este rei, aos quatro anos de idade, tinha um amigo imaginário chamado Paolo que gostava de ensiná-lo a dançar. O pequeno Luís gostava de bailar pelo castelo inteiro e quando dançava parecia que estava possuído por um anjo, pois espalhava harmonia em todos os lugares.
Reza a lenda que uma vez, Luís XIV aos cinco anos de idade, estava dançando no salão e falando sozinho as seguintes palavras:
- Você pode me ensinar este passo?
De repente, a babá do rei apareceu e perguntou-lhe:
- Com quem você está falando?
O menino respondeu:
- Estou falando com o cigano Paolo, que está me ensinando a dançar. Ele me disse que eu tenho o dom e que no futuro serei um grande dançarino.
- O cigano Paolo tem a minha idade e cresce junto comigo.
A servente olhou ao redor e comentou:
- Mas, não tem ninguém aqui!
Luís XIV não deu bola e continuou a ensaiar seus passos.
Alguns relatos da época dizem que a apresentação mais bonita que Luís XIV fez foi na adolescência, quando ele se vestiu de cigano. Pois, realmente, parecia ter incorporado uma entidade iluminada. O boato de que uma vidente sensitiva, que trabalhava para a corte, viu uma luz dançando ao lado dele espalhou-se rapidamente. Porém, logo foi abafada
Este rei junto com o professor Pierre Beauchamps elaboraram as cinco posições do Ballet Clássico baseados na Dança Cigana.
Em 1661, Luís XIV fundou a Academia Nacional do Ballet e patrocinou com dedicação este tipo de dança.
Cigano Paolo, a entidade que inspirou este rei no Ballet, é um dançarino gentil que atende as preces dos artistas humildes que possuem força de vontade para aprender.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui