Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Jaqueira Encantada -- 18/03/2013 - 14:25 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Jaqueira Encantada

Há muitos anos atrás, havia uma terra que hoje em dia faz parte de uma cidade chamada Indiana, localizada no interior de São Paulo, onde existia uma tribo de índios. Estes nativos sempre faziam seus rituais mágicos na frente de uma linda jaqueira. Então, o pajé sempre dizia:
- Quando eu morrer, quero ser enterrado debaixo desta jaqueira para que meu espírito sempre ilumine esta aldeia.
Um certo dia, estes nativos foram atacados por uma tribo inimiga. Nesta confussão, o pajé foi morto e enterrado debaixo da sua árvore favorita. Deste jeito, surgiu a lenda de que a alma do índio aparecia perto da jaqueira, ns noites de Lua cheia.
O tempo passou e chegou a época do Brasil - Colônia. Reza a lenda que havia uma mulher na região que sempre quando passeava, naquela terras, ficava admirando a jaqueira. Desta forma, ela pediu ao marido que ele comprasse aqueles campos dos índios. Então, o homem fez o negócio.
Os anos se passaram e chegou o século dezenove. Aquelas terras se transformaram em uma fazenda rica, produtiva e com muitos escravos.
Um certo dia, um afrodescendente foi tão humilhado pelo capataz, que resolveu se enforcar na jaqueira e conseguiu. Então, a partir desta notícia, muitas pessoas afirmaram ver o fantasma de um escravo enforcado na árvore.
Os anos se passaram e chegou o ano de 2013, quando um raio atingiu a jaqueira, partindo a pobre ao meio e fazendo com que outras árvores caíssem nela também. Desta maneira, homens da região resolveram amenizar a dor da jaqueira, tirando os entulhos de cima dela. Mas, notaram que a coitada estava caída e partida ao meio. Após realizarem a missão, eles resolveram almoçar para limpar os outros restos vegetais só depois da refeição. Porém, quando os trabalhadores voltaram, notaram que a jaqueira tinha voltado inteira ao seu lugar. Todos ficaram assustados e foram avisar as suas famílias. As esposas dos homens gritaram ao ver a árvore de pé.
Então, um idoso comentou:
- Reza a lenda que uma árvore que cai e depois volta a ficar de pé é porque ela é um excelente remédio para a impotência.
Após este boato vários senhores resolveram tirar, literalmente, uma casquinha da árvore para fazer chá com o objetivo de resolver seus problemas de ordem íntima.
O interessante é que esta lenda urbana foi até tema de reportagem no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga.
Luciana do Rocio Mallon
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui