Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Espanhola do Bairro Cabral de Curitiba(Corrigida) -- 14/04/2013 - 10:28 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Espanhola do Bairro Cabral de Curitiba

No começo do século vinte, na Espanha, havia uma jovem chamada Perla, que tinha a família muito rígida, pois ela não podia ir aos bailes e nem namorar. Um certo dia, esta donzela conheceu um caixeiro viajante que bateu na porta da sua casa e passou a ter um romance com ele. Então, o rapaz lhe deu uma boneca vestida de espanhola, que dança Flamenco, muito parecida com a amada e disse-lhe:
- Esta boneca foi feita por uma fada e lhe trará sorte.
Um mês depois, Perla descobriu que estava grávida. Então, foi atrás do seu namorado no hotel, onde estava hospedado. Mas, o gerente falou que o vendedor havia partido. Então, a moça foi expulsa de casa, levando algumas roupas e sua boneca.
Nos primeiros dias, ela dormiu na rua, pois ninguém quis lhe dar abrigo. Porém, Rúbia, a dona de um bordel, percebendo a sua situação recolheu a pobre. Lá, a cafetina disse:
- Posso dar abrigo a você e a seu filho pela vida inteira.
- Mas, precisarei lhe ensinar a arte da sedução e você terá que trabalhar para mim.
A jovem, sem escolha, aceitou a proposta. Lá ela aprendeu muitas coisas como: ter trejeitos sensuais, dançar, cozinhar petiscos afrodisíacos, realizar magias sexuais e os segredos de como administrar um comércio.
O tempo passou e Perla deu a luz a uma menina dentro do lupanar. Porém, a criança desapareceu uma hora depois e ninguém soube explicar o fato, naquele mesmo instante.
Mas, o guardião do local afirmou que viu uma idosa correndo, com a criança nos braços e deu a descrição física da mulher. Assim, Perla percebeu que tratava-se de sua mãe e foi até sua antiga residência. Quando, chegou lá, viu sua filha morta no berço. Mesmo assim , pegou a criança nos braços e voltou à casa da luz vermelha. Porém, esta mãe cremou o bebê e colocou as cinzas dentro de sua boneca espanhola.
Perla, muito depressiva, pegou um navio com direção ao Brasil. Desta maneira, ela desembargou em Curitiba , capital do Paraná. Aqui, esta moça conseguiu emprego como balconista de lanchonete e fez sucesso graças aos seus quitutes espanhóis e a sua beleza sensual.
Quando juntou bastante dinheiro, esta mulher resolveu montar uma mercearia, no bairro Cabral e seu comércio ficou conhecido como: A Mercearia da Espanhola. Mas, além de vender objetos e cozinhar, Perla também fazia serviços esotéricos como: jogar tarô, ler bola de cristal, realizar magias para unir e separar casais.
Esta espanhola teve vários amantes e um deles foi um capitão, que sempre ajudava financeiramente a esta mulher. Um dia, a esposa deste militar desconfiou que ele tivesse uma amante e pediu ajuda para os feitiços de Perla. A mulher traída ofereceu grande quantidade de dinheiro e a espanhola não resistiu. Porém, deste vez o feitiço não deu certo porque a bruxa estava apaixonada pelo marido da outra.
Uma noite, o amante de Perla mentiu para a esposa que estaria de serviço. Mas, a mulher, desconfiada, seguiu o marido e viu que ele entrou no bar da espanhola, que deixou uma funcionária atendendo aos fregueses e foi com o homem para os fundos.
A dama traída entrou pela janela, pegou os dois na hora "H", apontou uma arma e matou a espanhola. Enquanto isto, o homem fugiu pela janela.
No meio daquela confusão, a funcionária da mercearia chegou perto da patroa, que disse:
- Por favor, fique com a boneca espanhola, pois ela é mágica e tem um segredo dentro.
Após dizer estas palavras, Perla faleceu.
Reza a lenda que este lugar, hoje, é um outro bar, onde os homens, quando bebem demais, conseguem ver a espanhola e até ter relações íntimas com ela.
Quanto à boneca, dizem que a ex-funcionária pegou o brinquedo e sentiu que ele pesava muito. Por isto, abriu a cabeça e viu que havia diamantes dentro. Mas, como o objeto era amaldiçoado, a jovem morreu, naquela mesma hora. A mãe da garota, ao ver a cena, montou a boneca de volta e levou para casa. Porém, não se sentindo bem com a presença do bibelô, ofereceu o brinquedo a sua sobrinha. Mas, esta moça sentiu uma vibração estranha e vendeu a boneca para um brechó. Falam que a dona de uma academia de Dança Flamenca comprou o brinquedo, para expor na escola e que por isto as alunas tem reações diferentes ao ver a boneca: umas sentem calafrios e outras chegaram até a conversar com este bibelô misterioso.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui