Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas do Bairro Juvevê -- 26/05/2013 - 09:17 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas do Bairro Juvevê

O bairro Juvevê, localizado na cidade de Curitiba, tem muitas lendas urbanas, que leremos abaixo:

A India Ju:

Na Curitiba do século XVII, existia uma linda índia chamada Ju. Sua mãe sempre dizia:
- Nunca se aproxime da aldeia dos brancos, pois eles podem ser perigosos.
Mas, um certo dia, ela resolveu desobedecer a sua mãe e foi dar uma espiada na vila, escondida em uma árvore. Porém, a menina não notou que um homem mau estava a observando.
Então, o crápula seguiu a garota, agarrou e violentou a pobre. Assim, temendo que os índios descobrissem o crime e se vingassem contra a vila, o homem escondeu o corpo no tronco de uma árvore espinhosa, que ficava perto de um rio.
O problema é que o espírito da índia, saia nas noites em que havia festa no povoado, seduzia um rapaz, convidando o moço para um banho de rio, ao lado da árvore que lhe servia de sepultura e afogava o pobre.
A lenda de Ju se espalhou por toda a vila, e,também em sua aldeia. Logo, os índios fizeram peregrinações na planta que havia o tronco onde ela estava enterrada e batizaram esta árvore de Juvevê que significa árvore do fruto espinhoso. Deste jeito, os nativos também batizaram o rio que ficava ao lado com o mesmo nome.
Um certo dia, uma índia estava com a sua filha passando mal pela floresta, perto do rio Juvevê. De repente, o espírito de Ju saiu da árvore e disse:
- O meu fruto é milagroso e pode curar a doença da sua criança.
Desta maneira, a índia deu o fruto para a sua filha comer e a febre da garota passou na hora.
Reza a lenda que o fruto da planta Juvevê é milagroso e é capaz de curar qualquer doença.

A Casa Mal Assombrada
Na Curitiba da época do Brasil-Colônia, existiam duas tribos indígenas que viviam brigando, uma delas fez um cemitério para enterrar seus inimigos, onde também, eram feitos muitos rituais, numa região onde hoje fica um sobrado no bairro Juvevê.
Muitos anos se passaram, as tribos mudaram de região e no século dezenove um homem comprou o terreno onde eram feitos estes enterros com rituais. Lá ele construiu uma mansão para a sua família. Algum tempo depois, o filho do meio, muito ambicioso, matou a família inteira para ficar com a herança. Porém, dizem que ele enforcou-se, um mês depois, pois não aguentava ver os fantasmas dos seus parentes perambulando pela casa.
O tempo passou e nos anos 50, Seu Murilo comprou a casa, em que ocorreu os assassinatos. Mas, nos anos setenta, ela ficou muito doente e teve que extrair uma das pernas. Assim, seu filho Elton, passou a ser seu cuidador. Porém, Murilo se sentiu culpado pela situação, pois Elton teve que deixar o emprego fixo e suas diversões de jovem para ser seu pajem.
Um certo dia, o idoso entrou em depressão e disse ao seu filho:
- Garoto, vá comprar pão na padaria.
Elton respondeu:
Mas, pai a geladeira está cheia de pão.
O idoso ralhou:
- Deixe de ser teimoso e faça o que pedi!
O rapaz saiu para o caminho da padaria. Porém, de repente, ele escutou:
- Bummm
Ele se assustou, pois parecia um barulho de tiro, vindo da direção da sua residência, e correu de volta para a sua casa. Quando chegou no quarto do seu pai, notou que ele tinha cometido o suicídio.
Dois anos se passaram e Elton casou-se com uma cabeleireira da região, que todos diziam que recebia entidades espirituais. O moço teve três filhos com esta moça, mas o relacionamento deles foi conturbado desde o primeiro mês de matrimônio. Pois, a mulher mudava de personalidade o tempo inteiro e parecia estar possuída. O filho mais velho dizia ver fantasmas pela casa. Assim, com a intenção de transformar seu lar em um ambiente acolhedor, Elton fez uma grande reforma, transformando o casarão antigo num lindo sobrado com cinco suítes. Mas, mesmo assim, seu filho continuou a ver espíritos e sua mulher não deixou de ter várias personalidades.
Hoje, este homem já faleceu, mas o sobrado continua firme no bairro Juvevê, perto do Mercadorama.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui