Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62156 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10340)

Erótico (13567)

Frases (50564)

Humor (20023)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6179)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Afogado de Milho Verde -- 05/10/2013 - 13:39 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Afogado de Milho Verde

Na época do Brasil Colônia, numa vila tradicional, morava um lavrador esforçado chamado Tirso, que tinha uma vasta plantação de milho verde. Mas, que sofria bullying das pessoas por ser efeminado e ter a aparência fora da beleza comum. Este rapaz tinha os cabelos loiros e ressecados. Além de ser magro e usar roupas remendadas. Por isto, o pobre recebeu o apelido de espantalho.
Naquele vilarejo, duas mulheres amavam Tirso secretamente: Taís e Márcia. A primeira era apaixonada por este agricultor desde a infância, mas foi obrigada a se casar com Zeca, um fazendeiro idoso, pela sua família. O problema é que este homem batia muito em Taís. Já, Márcia era a filha do homem mais rico da vila e gostava de conquistar os homens, para joga-los fora depois. Porém, o único moço que ela tentava conquistar e não conseguia era Tirso. Márcia fez todos os jogos de sedução, inclusive tomar banho nua no rio, na propriedade deste lavrador. Mas, nem isto adiantou.
Um certo dia, uma tempestade que durou semanas acabou com a lavoura de muitas pessoas, menos com a plantação de milho verde de Tirso.
Por isto, as mulheres da região começaram a inventar pratos feitos com este vegetal. Porém Zeca, furioso, chegou para Taís exclamou:
- Por que só tem milho para comer nesta casa?!
A esposa tentou explicar:
- É que as chuvas estragaram os outros cultivos...
O homem pegou um chicote e gritou:
- Cala a boca!
Após isto bateu em sua mulher.
Tirso, que estava passando pelo local, percebeu tudo. Então, quando Zeca saiu para trabalhar , o lavrador pulou pela janela, penetrou na casa e disse para a dona:
- Não se preocupe!
- Pois, eu lhe ensinarei uma receita de milho verde que seu marido vai adorar.
- É a receita de um tio velho meu, que morreu afogado. Inclusive, este idoso me disse, em sonho, que esta receita era segredo de família e se eu contasse a alguém teria a mesma morte que ele. Porém, como não acredito nisto, irei lhe ensinar a receita. Assim, amanhã quando seu marido sair, eu trarei os ingredientes e faremos esta receita juntos.
No dia seguinte, Tirso saiu de sua casa em direção a residência de Taís. Mas, o que o agricultor não sabia é que ele estava sendo espionado por Márcia, que seguiu este pobre rapaz.
Quando Tirso chegou à casa de Taís, ele mostrou os ingredientes e ensinou o modo de preparo a sua amiga. Enquanto isto, Márcia pegou sua carroça, foi até o escritório de Zeca e disse-lhe:
- Sua esposa está lhe traindo com um lavrador.
Então, o homem pegou uma arma, montou num cavalo em direção a sua casa.
Quando Zeca chegou, tentou dar um tiro em Tirso que saiu correndo em direção ao rio. Pois, segundo os seus vizinhos, o homem mais rico da vila não sabia nadar.
No instante em que o lavrador entrou na água, Zeca pulou no rio, também, e afogou seu suposto rival.
No dia seguinte, surgiu um espantalho, feito de milho verde, com as mesmas características físicas de Tirso.
Alguns moleques que tentaram destruir este boneco, tiveram pesadelos horríveis, na mesma noite, e nunca mais se atreveram a chegar perto daquele rio.
Taís guardou como lembrança a receita que seu amado secreto lhe ensinou, que foi batizada pelo povo de: Afogado de Milho Verde, justamente, por causa deste causo.
Reza a lenda que a pessoa que faz esta receita consegue o poder de encontrar o seu verdadeiro amor. Mas, para isto, ela precisa oferecer o quitute a uma pessoa solitária no dia 12 de junho, Dia dos Namorados.
Receita do Afogado de Milho Verde:
Em uma panela ponha a manteiga, junte a cebola, alho e deixe dourar bem.
Após isto, coloque o milho sem a água e deixe refogar por 5 minutos. Depois retire do fogo, acrescente a cebolinha, salsinha mexer bem e sirva a seguir.
Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui