Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas do Bosque Alemão de Curitiba -- 25/12/2013 - 13:00 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas do Bosque Alemão de Curitiba

O Bosque Alemão, localizado no bairro Vista Alegre, na cidade de Curitiba tem muitas lendas urbanas, leremos algumas abaixo:
Ingridy da Chupeta:
No século dezenove, perto da fazenda da família Schaffer, morava Abigail, uma viúva com seus dois filhos: Ingridy de cinco anos, e Raul de doze anos.
Ingridy era uma menina sonhadora, seu conto de fadas favorito era João e Maria e o seu maior sonho era conhecer a casa da bruxa desta história. Mas, o que deixava Abigail preocupada era o fato de Ingridy ter cinco anos de idade e ainda não ter largado a chupeta. Esta mãe já tentou de tudo: colocou pimenta na borracha da chupeta e jogou algumas chupetas fora. Porém, sempre aparecia alguém para dar uma chupeta de presente para a menina.
Um certo dia, Raul e Ingridy foram passear no bosque da fazenda Schaffer. Mas, de repente, o menino arrancou a chupeta da boca da irmã e jogou para dentro da floresta. Assim, a garota correu atrás do objeto e acabou se perdendo. Raul gritou pelo nome da irmã e não teve resposta. Então, ele conversou sobre a situação da garota com a mãe. Deste jeito, a mulher reuniu todos os homens da região que foram no bosque atrás da menina. Porém, ninguém , conseguiu achar a pequena.
Desta maneira, surgiu a lenda de que Ingridy morreu dentro daquele bosque e virou um fantasma que protege as crianças e os animais da região.
Um ano depois de seu desaparecimento, um casal estava passando junto com sua filha, em uma carroça na estrada daquele bosque. Mas, o problema é que a menina não parava de chorar. De repente, surgiu uma garota na estrada que disse:
- Meu nome é Ingridy e eu tenho a solução para a choradeira da filha de vocês!
Após estas palavras, ela deu uma chupeta nova para a criança, que naquele mesmo instante parou de chorar.
Assim, Ingridy desapareceu na frente do casal e deste jeito surgiu a Lenda da Ingridy da Chupeta.
Anos se passaram e em 1996, naquele mesmo local, foi inaugurado O Bosque Alemão. Lá, montaram uma trilha batizada de João e Maria que imita o caminho das crianças deste conto infantil. Também construíram uma biblioteca, batizada de Casa do Conto, onde professoras fantasiadas de bruxas contam histórias e fazem brincadeiras com as crianças.

Vitória e Ingridy da Chupeta:

No final dos anos 90, minha amiga Patrícia resolveu levar sua filha Vitória na Casa de Contos. Pois, ela ouviu falar que as bruxinhas estavam fazendo uma atividade para que as crianças jogassem as suas chupetas fora, já que Vitória estava com cinco anos de idade e não queria largar a sua.
Quando chegaram nesta biblioteca do bosque, a feiticeira contou a lenda da Maria da Chupeta, que é a história de uma “monstra” que ataca as crianças grandes que ainda usam chupeta. Segundo este conto, para evitar o ataque da Maria da Chupeta, as crianças precisam jogar a chupeta num saco mágico e nunca mais usar um objeto destes.
Deste jeito, uma sacola colorida foi passando e as criaanças foram deixando as chupetas nela, inclusive Vitória. Naquele mesmo instante, esta garota ouviu uma contadora de histórias falando para a outra:
- Estas chupetas velhas ficarão no depósito, atrás da biblioteca, para serem incineradas depois.
Vitória viu que as mulheres colocaram a sacola neste depósito, que estava aberto. De repente, esta menina avistou uma outra garota, com roupas antigas, pegando a sacola com chupetas. Assim, a estranha criatura olhou para Vitória, fez sinal de silêncio, pegou a sacola com as chupetas e evaporou-se com elas.
Quando Vitória chegou a sua residência, foi para seu quarto dormir. Mas, de repente, apareceu a mesma menina que roubou a sacola das chupetas da Casa dos Contos. Então, a entidade disse:
- Meu nome é Ingridy, protejo as crianças que curtem usar chupeta e que visitam o Bosque Alemão.
Após falar isto, este espírito devolveu a chupeta de Vitória e aconselhou:
- Por favor, use esta sua chupeta somente quando sua mãe não tiver olhando.

Teo e o Cão Perdido No Bosque:

Meu amigo Teo costuma fazer caminhadas domingueiras em vários parques de Curitiba. Um certo dia, ele entrou dentro da Casa dos Contos e conheceu uma menina chamada Érika, que entregou sua chupeta para a contadora de histórias. Então, o moço, ao ver esta atitude deu uma bolacha para a garota. Teo também ofereceu uma bolacha para uma menina chamada Bárbara que estava naquela biblioteca.
Então,esta garota pegou o biscoito e entrou na floresta, pois viu o vulto de uma outra garota com roupas antigas dentro deste bosque. Lá, Bárbara encontrou um cachorro abandonado, que estava amarrado numa árvore. Sua mãe correu atrás, preocupada.
Bárbara, ao ver que o cachorro estava faminto, deu a bolacha para o cão. Mas, o pobre estava quase se afogando com o alimento, quando a mãe da garota deu tapinhas no bicho e assim ele se salvou.
Deste jeito, Teo e seus amigos chegaram ao local e levaram o animal ao veterinário.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui