Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda de Curitiba e as 4 Estações Num Dia Só -- 06/03/2014 - 19:11 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda de Curitiba e as 4 Estações Num Dia Só

A capital do Paraná tem o poder de ter as quatro estações num dia só. Por exemplo: às vezes chove as sete da manhã, mas ao meio-dia o Sol aparece e uma geada fria chega de madrugada, tudo isto, em apenas 24 horas. Por isto, Curitiba é a cidade conhecida como a única capital do mundo a fazer quatro estações num dia só.
Porém, o que muita gente não conhece é que há lendas muito interessantes por trás destes fatos, que leremos abaixo:
Diz o mito que antes de Pedro Álvares Cabral descobrir o Brasil as nossas terras foram visitadas por outras civilizações como os vikings por exemplo.
Muitos anos antes do descobrimento das Américas, os vinkings passaram por onde hoje é a cidade de Curitiba. Porém, eles entraram em conflito com os índios.
Reza a lenda que uma tribo conseguiu aprisionar o chefe desta expedição nórdica junto com seus homens e uma espécie de mago. Então, este bruxo invocou os deuses Frey, Ran, Thor e Loki. Como estas entidades estavam afobadas, cada uma usou a sua habilidade ao mesmo tempo e sem nenhum tipo de organização: Thor mandou chuvas, raios e trovões. Enquanto, Loki enviou calor e fogo. Já, Njord desfolhou, com ventanias, todas as árvores como um outono brabo. Enquanto Frey fez desabrochar todas as flores de uma vez.
O pajé da tribo invadida, ao ver tudo isto, invocou Tupã que ao perceber aquela confusão toda, expulsou aqueles deuses nórdicos da sua terra. Porém, não conseguiu retirar aquela confusão no clima, no tempo e na temperatura.
De repente, Odin, o principal deus dos vikings apareceu e exclamou a Tupã:
- Liberte os meus protegidos, senão esta terra será amaldiçoada a viver as quatro estações num dia só e isto acabará com toda a aldeia.
Jurema, a filha do pajé, ao ver aquela balbúrdia toda com o clima, libertou os prisioneiros às escondidas. Mas, trouxe estes vikings para o local da discussão e disse a Odin:
- Aqui estão os seus homens!
- Agora, por favor, faça com que este clima maluco não destruía a tribo.
Odin comentou com a índia:
- O certo seria que o pajé libertasse os vinkings, e, não que uma menina qualquer realizasse isto. Mas como você agiu de bom senso, não destruirei a aldeia. Porém, como praga, farei com que nesta terra faça as quatro estações num dia só para que ninguém jamais esqueça do poder, de modificar o tempo, que os deuses nórdicos tem.
Reza a lenda que a partir deste dia, este lugar onde hoje é Curitiba, passou a ter as quatro estações num dia só.
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui