Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62151 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Cigana Manuela da Sevilhana -- 07/02/2015 - 20:53 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Cigana Manuela da Sevilhana

No século dezoito, um acampamento de ciganos armou tendas num campo em Sevilha. Então a cigana Cristal, que estava grávida, resolveu fazer uma caminhada e encontrou um roseiral. Mas naquele mesmo instante começou a sentir as dores do parto e passou a gritar. Assim outras mulheres vieram atende-la e o bebê nasceu no meio das rosas. Cristal batizou esta sua filha de Manuela.
Quando Manuela completou oito de anos de idade, ela ficou noiva do cigano Ivan, que tinha onze anos e seus pais até fizeram uma festa para isto. A garota apaixonou-se a primeira vista pelo seu futuro marido, mas Ivan não foi nada com a cara dela. Então os pais dos dois combinaram de realizar o casamento assim que a menina completasse dezoito anos.
Deste jeito, depois da comemoração, Ivan foi embora com sua caravana e Manuela com a dela.
Naquela mesma noite a shivani, uma espécie de “curandeira” do acampamento, deu uma ave para esta garota e disse:
- Este é um pombo-correio mágico que levará suas cartas para seu noivo onde ele estiver.
Desta maneira, Manuela passou a escrever cartas para o futuro marido. O problema era que ele só respondia de forma fria com palavras como: até logo e um abraço.
O tempo passou e Ivan tornou-se um jovem bonito. Porém, nada fiel. Pois paquerava as mulheres do seu próprio acampamento e se envolvia com as outras damas, que não eram ciganas, em toda a região onde acampava.
Até que chegou o dia do aniversário de dezoito anos de Manuela. Porém a família de Ivan não compareceu na festa. Assim esta cigana escreveu uma carta pedindo para que o noivo marcasse o matrimônio logo.
Ivan não quis responder a mensagem porque realmente não queria casar com esta donzela. Mas seu pai, que leu toda a mensagem, pediu para que ele escrevesse uma poesia ou criasse uma música para sua prometida. Desta forma, o rapaz concordou. Por isto pegou o violão e compôs uma música chamada Sevilhana Para Manuela, onde o refrão original era: “ Manuela, dos meus amores, quando tudo melhorar eu me caso com você.”
Desta maneira, ele mandou a letra da música junto com a partitura da canção, para que os músicos do acampamento da noiva pudessem tocar a melodia.
Quando a moça recebeu a surpresa, através do pombo-correio, ficou emocionada.
Uma vez, Manuela tomou chuva, pegou pneumonia e morreu três dias depois.
Reza a lenda que anos se passaram e uma certa noite, o compositor Manuel Pareja Obregón sonhou com esta história e com a música. Assim, naquele mesmo dia, ele compôs uma música chamada Sevillanas de Manuela. O problema foi que com o passar do tempo, a letra da canção foi sendo modificada. Porém o refrão original é: “Manuela, dos meus amores, quando tudo melhorar, eu me caso com você.”
A cigana Manuela da Sevilhana é uma entidade que ajuda nas questões de amor e saúde, principalmente, em problemas respiratórios. Ela usa saia alaranjada e uma blusa branca “bufante”. Manuela aceita oferendas como: doces, rosas de tons alaranjados, leques e castanholas.
Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui