Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O fazer e a Ociologia -- 01/04/2004 - 16:13 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CAMBRIDGE, 24/6/99 (SÃO JOÃO!!).


CARO SR. RICARDO:


DEMOREI A RESPONDER-LHE PORQUE ESTAVA OCIANDO...! ALIÁS, ESSE MEU LADO ESTÁ BASTANTE DE ACORDO C/ A “DOUTRINA” DA OCIOLOGIA, PORQUE NÃO TENHO MUITA PACIÊNCIA EM ESCREVER CARTAS OU EMAILS, MAS... ADORO RECEBÊ-LOS!!
PENSANDO SOBRE A SUA CARTA, TODA ESSA QUESTÃO DA OCIOLOGIA, E PRINCIPALMENTE SOBRE A MINHA ESTADA EM CAMBRIDGE, RESOLVI ESCREVER-LHE UM TEXTO (ABAIXO), COM ALGUMAS PONDERAÇÕES A RESPEITO. VOU TENTAR FAZÊ-LO “DIRETO”, SEM RASCUNHO, POIS ISSO NÃO CAIRIA BEM A UM VERDADEIRO OCIÓLOGO. AÍ VAI:

O “FAZER” E A OCIOLOGIA:

QUANDO SAÍ DO BRASIL PARA VIR A CAMBRIDGE, PENSEI QUE PASSARIA UM ANO “OCIANDO”, EMBORA TIVESSE EM MENTE, QUEM SABE, APRENDER INGLÊS, LER ALGUNS LIVROS, ETC. A IDÉIA PARECIA-ME BOA. ENTRETANTO, LOGO NAS PRIMEIRAS SEMANAS SENTI QUE NÃO PODERIA FAZÊ-LO: O ÓCIO TAMBÉM PESA. E ME PESOU... DEPOIS DE CONHECER O QUE ERA POSSÍVEL NA CIDADE, FIQUEI SEM TER MAIS O QUE FAZER, COM QUEM CONVERSAR, SEM TER AMIGOS, ETC. A BARREIRA DA LÍNGUA FOI (E AINDA É) ALGO MUITO FORTE, IMPOSSIBILITAVA QUALQUER INTERAÇÃO COM OUTRA PESSOAS ( ANTIPÁTICAS NO GERAL, DIGA-SE DE PASSAGEM...). O FRIO MUITO INTENSO FAZIA SIM QUE EU TIVESSE QUE PERMANECER EM CASA, ONDE LIA LIVROS (MAS CANSÁVA-ME APÓS ALGUMAS HORAS), DORMIA OU AJEITAVA ALGUMAS COISAS (“TAREFAS DOMÉSTICAS”). LOGO VI QUE UM ANO ASSIM SERIA INSUPORTÁVEL, E A PARTIR DE NOVEMBRO (UM MÊS DEPOIS DE CHEGARMOS) COMECEI A BUSCAR NOVAS ATIVIDADES, ENTRE CURSOS “GRÁTIS” DE INGLÊS, INICIALMENTE , E AULAS COMO OUVINTE (NA UNIVERSIDADE), EM SEGUIDA. JÁ NESSE ANO PROCUREI REALIZAR UMA LONGA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (DEMOROU MAIS DE UM MÊS) E ESCREVER MEU PROJETO DE DOUTORAMENTO, O QUE CONSUMIU OUTRO MÊS . É ENGRAÇADO DIZER ISSO, MAS O FATO É QUE ACABEI POR SENTIR-ME OCUPADO O TEMPO TODO, SEMPRE TINHA ALGO A FAZER. ACHO QUE ISSO, INCLUSIVE CONTRARIA A IMAGEM QUE AS PESSOAS, NO BRASIL, DEVEM ESTAR FAZENDO A MEU RESPEITO, POIS QUANDO NÃO SE TEM UM EMPREGO FORMAL É COMUM PENSAR-SE QUE O INDIVÍDUO NÃO FAZ NADA. ISSO NÃO APENAS NÃO É VERDADE, MAS É O CENTRO DA DISCUSSÃO!! VOLTAREI A ISSO...
BOM, EM SUMA, DISSE TUDO ISSO PARA TENTAR DAR UMA IDÉIA DE COMO PRECISEI FAZER COISAS PARA SENTIR-ME BEM ATIVO. O ÓCIO PLENO ME ASSUSTAVA, DEIXAVA-ME DEPRIMIDO. NA VERDADE, TUDO ISSO FOI UMA DESCOBERTA PARA MIM, PORQUE QUANDO EU PARTI DO BRASIL ESPERAVA REALMENTE NÃO FAZER NADA, DESCANSAR POR UM ANO, OCIAR PLENAMENTE.

(continua)















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui