Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->NÓS E LAÇOS PROFANOS -- 07/01/2016 - 20:05 (PAULO FONTENELLE DE ARAUJO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


   Charles Now sabia a hora do herói aparecer. Há um momento certo desta aparição no roteiro de filmes de aventura. Há um momento exato também para o rapto da mocinha e o surgimento do vilão: pouco antes do herói perceber ser um homem colossal. Charles  não esquecia a lista: colocar na cabeça da mocinha o fascínio pelo vilão (é necessário o fascínio para afetar as mulheres da plateia); mostrar o espanto do herói pela morte do melhor amigo ou por outros extermínios (do pai, do cientista, do segundo amigo, da amiga de infância) que provocarão no espectador a sensação de que tudo é uma caixa dentro de uma caixa dentro de uma caixa e o vilão é o maior empacotador de todos.   


  Charles Now conhecia roteiros. Pouco antes do fim era preciso deixar o vilão quase ganhar o jogo. Esta possível derrota, no ponto certo da história, colocará no espectador a sensação de estar vendo a sua própria mãe concebendo o vilão ou mesmo abandonando este espectador, no alto de uma montanha, por sua ousadia em ter nascido apenas um homem comum.  


  Tudo passará pela cabeça da plateia que, no entanto, acreditará no final feliz.


  Charles Now sabia destes temores e ajeitava o momento  adequado de coloca-los na trama quando desandaria a imaginação de todos. Tudo eram fórmulas que deviam ter medidas absurdas. Medidas absurdas existem no mundo...como a quantidade de Coca-Cola e vitamina B12.


    Charles Now sabia também o momento exato do herói beijar a mocinha. O beijo é algo  significativo na trama porque através dele a plateia percebe o herói e sua amada dentro de um todo que, junto com cada espectador, formam outro ambiente ainda maior que justifica a própria existência do filme.


    Charles Now, grande roteirista de cinema americano, avisou a imprensa sobre a aposentadoria. Não forneceu justificativas. Ele tem sessenta e cinco anos. Irá cursar agora uma faculdade de Filosofia na universidade de Ohio buscando entender porque os homens são tão recorrentes e não percebem o defeito.


    Charles se matriculou hoje, quinta-feira, dia 29. Afirmou que há muitas mortes em um mesmo corpo, mas geralmente o fardamento ou o terno do noivo tornam as dores necessárias.



DO LIVRO: TOUROS EM COPACABANA


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui