Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A Lenda do Quindim -- 02/10/2016 - 16:53 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Lenda do Quindim
Na época do Brasil-Colônia, numa fazenda, existia uma mucama, chamada Nana, que cozinhava muito bem. Lá também morava um casal de fazendeiros, uma ex-freira que era irmã da dona da casa e Joaquim, filho dos proprietários. O problema é que este menino tinha necessidades especiais porque não andava e vivia numa cadeira de rodas de madeira.
Joaquim gostava de observar o céu e sempre pedia à Nana para experimentar o sabor dos astros. Assim a escrava fez um queijo e disse ao garoto que era a Lua, depois cozinhou bolachas estreladas e falou que eram estrelas e, após isto, elaborou suspiros e comentou ao garoto que eram as nuvens que ele tanto via no céu. Mas, um dia, o menino disse à cozinheira:
- Eu já experimentei o sabor da Lua, das estrelas e das nuvens, tudo como sonhei, graças a você, Nana. Porém, hoje, eu gostaria de sentir, na minha boca, o sabor do Sol. Pois ele deve ser delicioso.
Após isto, a escrava orou:
- Entidades elevadas, por favor, me ajudem a tornar mais um sonho, deste menino, em realidade!
Assim esta mucama pensou como poderia fazer um doce com aparência do astro rei. Desta jeiro ela se lembrou que a freira fazia um doce chamado brisa-do-lis e pensou que se acrescentasse mais gemas e côco ralado nasceria um confeito parecido com o Sol. Desta maneira Nana chamou a ex-freira que lhe passou a receita. Então em cima do que a outra moça lhe ensinou, ela mudou um pouco os ingredientes e criou um doce amarelo com o formato do astro rei. Após a invenção, Nana disse:
- O nome deste confeito será quindim que significa, na minha língua, dengo e encanto. Pois ele foi feito com carinho para uma criança meiga junto com a ajuda mágica dos Orixás.
Desta maneira ela mostrou o novo doce dizendo que era um pequeno Sol a Joaquim, que se encantou com o sabor do confeito.
Assim nasceu o confeito chamado quindim.
Luciana do Rocio Mallon

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui