Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62143 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10337)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20020)

Infantil (5416)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6173)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Buquê de Fitas(Corrigida) -- 18/10/2016 - 18:40 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Buquê de Fitas
Estamos no século XXI e os “cerimonialistas” lançaram uma brincadeira chamada “Solteiras no Círculo do Buquê de Fitas”, em casamentos, como se fosse a última novidade do momento.
Porém, o que muita gente não sabe, é que o ramalhete de fitas foi inventando há séculos, no Leste da Europa, e que existem muitas lendas sobre ele.
Durante a Idade Média, num reino localizado no Leste Europeu, existiam mais mulheres do que homens. Por isto toda a vez que alguém se casava, as solteiras brigavam para pegar o buquê. Porém, num determinado período, muitas donzelas começaram a morrer na disputa do ramalhete que era jogado pela noiva. Pois, algumas moças escorregavam e batiam a cabeça no chão. Já, outras assassinavam as colegas que conseguiam pegar os buquês.
Então, a rainha impôs uma lei, onde foi proibido a noiva jogar o ramalhete de flores para as amigas. Mas, ela poderia fazer um jogo chamado “Solteiras Em Volta do Círculo do Buquê de Fitas”. Nesta brincadeira o buquê ficaria preso, no alto de um poste, em fitas coloridas. Assim cada donzela seguraria a ponta de cada fita. Deste jeito a noiva com uma venda e uma tesoura nas mãos sairia cortando, aleatoriamente, cada fita por vez. Desta maneira a solteira que ficasse com a última fita seria a nova dona do buquê.
A partir desta lei, os casamentos passaram a ter o jogo das “Solteiras Em Volta do Círculo do Buquê de Fitas” e nunca mais naquele reino uma jovem morreu na disputa de algum ramalhete.
Esta tradição ainda existe em algumas aldeias isoladas do Leste Europeu. Reza a lenda que, em 2013, um “cerimonialista” americano foi até a uma vila tradicional destas, conheceu esta brincadeira num casamento e colocou nos matrimônios da sua empresa de eventos. Assim o jogo se espalhou pelos casamentos do mundo.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui