Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Freira do Prato de Comida -- 23/10/2016 - 14:18 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Freira do Prato de Comida
Há muitos anos, na Europa, existia uma freira chamada Irmã Sueli. Esta religiosa passava dias em jejum com o objetivo de expiar os seus pecados. Algumas vezes, as outras freiras afirmaram ver Sueli flutuando enquanto orava.
Um dia esta religiosa foi transferida para um orfanato da congregação, onde ficou com a tarefa de ensinar e cuidar das crianças. Mas ela notou que as outras freiras davam castigos muito rígidos para os menores que eram considerados travessos, como dormir sem a janta, por exemplo.
Então, quando uma criança ficava sem uma refeição, Sueli esperava todas as freiras dormirem e entregava um prato de comida, às escondidas, para o pequeno.
Já quando um menor não queria se alimentar, seja por doença ou por birra, esta religiosa fazia brincadeiras para convencer o órfão a se alimentar. Porém, ás vezes, quando a criança estava muito fraca e mesmo assim rejeitava a comida, depois de inúmeras tentativas lúdicas, esta freira enfiava comida na marra pela goela do pequeno.
Uma noite a madre superiora descobriu as táticas de Sueli e transferiu a pobre para trabalhar em um presídio, onde seria cozinheira dos presos. Assim quando um condenado ficava sem alimento, por castigo, a religiosa esperava tudo se acalmar e entregava um prato de alimento, ás escondidas, para o preso. Porém quando os condenados faziam greve de fome, Sueli enfiava comida na goela deles.
Reza a lenda que esta freira faleceu de inanição devido aos longos jejuns que fazia. Porém seu espírito permanece vagando em orfanatos e presídios até hoje. Então quando um órfão, ou, preso é impedido de comer, a Irmã Sueli pode aparecer e ofertar um prato de comida.
Nos anos 50, uma parenta minha estudava num colégio interno de freiras. Um dia ela não fez a lição e como castigo, ficou se jantar. Porém, na calada da noite, uma freira surgiu com um prato de comida e exclamou:
- Este alimento é para você!
- Afinal, ninguém merece ficar sem a janta!
A estudante falou:
- Obrigada!
- Nunca vi a senhora aqui entre as freiras do colégio.
- Qual é o seu nome?
A religiosa respondeu:
- Sueli!
Após a aluna descer os olhos para dar a primeira garfada, ela voltou seu olhar em direção ao quarto, mas a freira tinha desaparecido misteriosamente.
Somente anos mais tarde é que esta pessoa soube, através da Internet, sobre esta lenda da Irmã Sueli.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui