Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Sorveteria do Gaúcho de Curitiba -- 14/11/2016 - 14:10 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Sorveteria do Gaúcho de Curitiba
Em Curitiba existe a sorveteria do Gaúcho, no bairro São Francisco perto do cemitério, que tem mais de cinquenta anos de tradição com sabores diversificados. Porém, interessantes mesmos são os causos que envolvem este lugar, que leremos abaixo:
A Lenda da Iaiá Que Virou Maritaca:
Reza a lenda que no século dezenove, onde hoje é a sorveteria do gaúcho, morava uma senhora com o apelido de Iaiá Doceira. Ela ganhava a vida cozinhando e vendendo doces, mas os quitutes que mais faziam sucesso eram seus sorvetes. Além de excelente cozinheira, Iaiá tinha fama de cupido porque unia casais. Pois ela tinha maritacas amestradas que enviavam mensagens e poemas para casais apaixonados. Esta senhora vivia dizendo:
- Este lugar é mágico e a pessoa que montar uma sorveteria nesta casa fará sucesso por toda a eternidade!
Numa tarde, um rapaz viu sua namorada saindo com outro homem e colocou a culpa em Iaiá Doceira, pois no dia anterior viu sua amada retirando uma mensagem do pé de uma maritaca. Então o moço foi até a casa de Iaiá e matou a pobre.
Quando a doceira chegou ao céu, São Pedro não aceitou a moça porque ela não foi boa o suficiente. Porém quando a cozinheira desceu ao Inferno, o Diabo não quis a coitada porque ela não era considerada má o bastante para morar naquele lugar. Quando Iaiá decidiu ir ao purgatório, o Anjo Guardião disse:
- Seu espírito vagará pela Terra com a seguinte missão: manter a tradição dos sorvetes deliciosos no local em que você viveu e unir casais separados. Mas para isto você voltará no formato de maritaca.
Deste jeito, a cozinheira voltou ao mundo em forma de pássaro.
Após a morte, sua casa foi transformada numa mercearia que logo recebeu uma máquina de sorvete. Porém uma misteriosa maritaca passou a sobrevoar o local.
O tempo voou e em 1954 um senhor vindo do Rio Grande do Sul comprou esta mercearia. Então o local foi batizado de Sorveteria do Gaúcho. Por causa disto, a Praça do Redentor que fica em frente à mercearia recebeu o apelido de A Praça do Gaúcho.
Reza a lenda que se você parar em frente a esta sorveteria, tomar um sorvete debaixo de uma árvore e avistar uma maritaca, você será feliz no amor.
A Lenda da Gordinha Fantasma
Uma vez minha avó e sua amiga foram à Sorveteria do Gaúcho. De repente, uma gordinha apareceu e disse:
- Preciso tomar um sorvete delicioso antes do meu enterro!
- Pois aqui é a melhor sorveteria de Curitiba!
Minha avó e sua amiga não entenderam nada, mas deram risadas.
Porém elas notaram que a moça depois de devorar cinco bolas de sorvete, entrou numa capela mortuária do Cemitério Municipal, que fica quase em frente.
Assim, muito curiosas, elas entraram no local e viram que a mesma moça, que tomou sorvete antes, estava sendo velada.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui