Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As origens do carnaval no Brasil -- 27/02/2003 - 18:09 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pouca gente sabe, mas o carnaval nem sempre teve esse nome no Brasil, quando ele foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI, ele era chamado de ENTRUDO, A palavra entrudo vem do termo latino introitus e significa início, começo, entrada da Quaresma. O entrudo festejava-se na Península Ibérica desde o séc. XIII. Foram os portugueses que introduziram estes festejos no Brasil, quando da colonização, que se realizavam nos três dias anteriores ao início da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas). Consistia em guerras de água e sumo de limão. A partir do séc. XVIII, começou-se também a atirar farinha, ovos, tomate esmagado e outras substâncias menos agradáveis. Eram brincadeiras de rua violentas e sujas, praticadas principalmente pelos escravos negros, além da música e da dança. As famílias festejavam o entrudo em casa com jogos. O entrudo sofreu várias proibições e, progressivamente, foi dando lugar ao carnaval, cujo início data de meados do séc. XIX, inspirado no carnaval europeu.

O carnaval passa então a ser festejado com bailes em casa e desfiles nas ruas. É nesta época que surgem as brincadeiras que permanecem até hoje: as bisnagas de água perfumada (que vieram substituir as limas de cheiro do entrudo), os papelinhos coloridos e as serpentinas, as línguas-de-sogra, os narizes, as barbas, os bigodes, os óculos, etc.

No início, os festejos realizavam-se ao som de músicas portuguesas (quadrilhas e chanças). Depois começaram a ser substituídas por músicas de salão (polka, valsa, mazurca) e, finalmente, pelo ritmo italiano. Em 1870, surge o maxixe, que é um tipo de música de carnaval tipicamente brasileira. A primeira marcha composta para o carnaval foi Ô abre-alas, de 1899(Chiquinha Gonzaga). É em 1910 que o samba passa a ser o gênero musical indissociável do carnaval. A figura do «Zé Pereira» tocando bombo, também de origem portuguesa, ainda hoje marca o início dos festejos carnavalescos, não através da figura propriamente dita, mas pela música E Viva Zé Pereira e pelo Sábado de Zé Pereira, anterior às quatro noites e três dias de festa.

O carnaval é um evento que acontece num curto espaço de tempo, mas que é preparado durante o resto do ano e no qual são gastos milhões de dólares. Apesar dos gastos, o carnaval provou ser um negócio lucrativo, atraindo turistas de todos os pontos do mundo e justificando os interesses do comércio, da imprensa e do próprio Estado.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui