Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Couro estampado em preto e amarelo-ouro -- 10/01/2017 - 20:18 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




 



                         




Sozinho, na mata, com a arma atravessada no arção da sela, José Lino deparou-se com a fera. Dona Euzébia que preparara a matula chorava a sina do filho, que em mata fechada, em luta travada entregara seu espírito de vaqueiro ao Criador. ‘Será que meu filho, pelo menos comeu da paçoca?’ E olhava as mãos calejadas na soca do pilão. Ela nunca se acostumara com a morte. Tinha vontade de perguntar a Deus: Que dívida é essa? Não poderia o  Senhor ter poupado meu filho? E enxugou as lágrimas que escorriam como soro de coalhada no varal.
— Tome dona Euzébia — disse Nhá Santa, entregando-lhe uma caneca de louça com chá de jasmim. 
Euzébia descansou os cotovelos na balaustrada da varanda, e viu no meio da pastagem um vulto cavalgando o trote da vitória. ‘É ‘seu’ José Lino!’ — gritou um menino. — E traz um couro de bicho na lua da sela, pintado, bonito, estampado em preto e amarelo-ouro como chita, disse Euzébia.
Houve alvoroço e gritos de alegria. Apareceu uma cabeça na janela. Depois, cada janela tinha duas ou três cabeças curiosas. Dúzia e meia de pernas chegaram no alpendre. Nove traseiros se assentaram no parapeito.  Generoso apareceu  fumando um cigarro de palha.
— Onofre, faça o combinado!
— O boi, patrão?
— Sim! O boi da matutagem. Vamos fazer uma festa! Primeiro, toque o berrante. Prenda no curral os mais gordos. Eu mesmo quero fazer a escolha. Mande chamar os homens do tijupá, que estão na muda do  arroz. Quero todo mundo aqui.
— Chamar o povo do tijupá? Na hora de pegar a onça, nenhum deles se manifestou!
— E eu sou doido de mandar lavrador atrás de onça? Vaqueiro é diferenciado. Nasceu pronto pra  enfrentar bicho brabo.
— Sim, sinhô! E  Zé Coco? Ainda está trabalhando...
— Claro, claro! Mas não foi só  Zé Coco que trabalhou muito  hoje. Tenho reparado. Me agrada muito contar com seu serviço na fazenda, Onofre. Agora, confira se a índia está bem amarrada. Não quero acidentes.
— Vai ter  missa?
-- A festa começa agora. Não dá tempo chamar o padre. Mande uma embaixada para  Zé Coco guardar as ferramentas. Carro de boi a gente faz depois. Quero ouvir ‘Saudade de Mirabela’, ver a alma de Corina saltar nos olhos. Aquela mulher nunca se esqueceu  da terra em que  nascida.
— Com licença seu Generoso. Se é uma coisa que faço com gosto é  a vontade do patrão. A hora tá correndo desembestada. Tenho que tomar  providências.
— Espere! Passe na cozinha. Mande Nhá Santa chegar até aqui.
O patrão não era acostumado a dar uma ordem em cima da outra. Fazer tudo de uma vez, o  juízo de Onofre ferveu:  ‘Passar na cozinha, ver se Nhá Santa tá bem amarrada...Não, não! Mandar Zé Coco tocar viola pro carro de boi....Começa tudo de novo, Onofre’.
 Quando era pequeno, desamarrava a camisa e abotoava os botões nas casas erradas, pra se lembrar que tinha uma coisa a fazer. Mas dessa vez era coisa demais. Catou seis  pedrinhas e pôs na algibeira. Cada uma representava uma obrigação. À medida que fosse cumprido, retirava uma pedrinha e jogava fora. No fim se sobrasse pedra, faltava cumprir alguma obrigação.

***
Adalberto Lima, trecho de Estrada sem fim...(ficção)
Imagem: Internet

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui