Usina de Letras
Usina de Letras
189 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Colar do Coração com Fechadura(Corrigida) -- 09/02/2017 - 20:02 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Colar do Coração e Fechadura
Uma nova moda está tomando conta dos jovens casais de namorados: é o colar do coração da fechadura, onde o rapaz carrega um pingente de chave no peito e a moça carrega um pingente de coração, com fechadura, no pescoço. Geralmente, o artesão faz um par onde a chave abre a fechadura do coração.
Porém o que muita gente não sabe é que esta bijuteria teve origem na Idade Média.
Reza a lenda que, numa vila, havia um convento de freiras, onde pequenas órfãs eram abrigadas, e um seminário de padres, que dava asilo aos meninos abandonados.
O problema é que nem todas as meninas, quando cresciam, queriam ser freiras e nem todos os garotos, quando entravam na adolescência, desejavam se tornar padres. Então era difícil arrumar casamento para estas pessoas depois que elas se tornavam adultas. Pois, naquela época, acreditava-se que o matrimônio fazia com que os jovens ficassem no bom caminho.
Um dia a madre superiora disse ao padre chefe do seminário:
- Seria bom se as donzelas do convento, que não escolheram a vida religiosa, se cassassem com os rapazes, que foram criados no orfanato, do seminário, e não desejam se tornar padres. Porém eu não queria que estes jovens realizassem casamentos arranjados.
O padre concordou:
- A senhora tem toda a razão!
Assim a irmã comentou:
- Mas orarei em busca da solução ideal.
Naquela noite esta religiosa teve um sonho, onde um anjo colocou uma gargantilha de coração, com fechadura, no pescoço de uma jovem órfã e outro colar, com uma chave, no peito de um rapaz que morou no seminário. Assim os dois se encontraram num baile e dançaram. Depois o moço pegou a chave e abriu o pingente de coração da donzela. Logo depois, se casaram.
Deste jeito, a madre superiora teve a ideia de confeccionar uma gargantilha de coração, com fechadura, para as órfãs que desejavam casar e um colar com chave para os rapazes. Além disto, ela pensava em realizar um baile para que eles se conhecessem. Assim ela comentou sobre este projeto com o chefe do orfanato do seminário, que concordou com a ideia.
O tempo passou e chegou o tão esperado dia do baile. Desta maneira a freira distribuiu as gargantilhas e os colares. Após esta ação, anunciou:
- O moço que colocar a chave no coração da donzela e fazer com que sua fechadura se abra, deve pedi-la em casamento.
Então naquela noite vários casais foram formados.
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui