Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Maldição do Carnaval de Curitiba -- 01/03/2017 - 18:24 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Maldição do Carnaval de Curitiba
Neste ano de 2017 a escola de samba paulista, chamada Nenê de Vila Matilde, resolveu homenagear Curitiba. Mas o problema é que ela foi rebaixada. Então várias pessoas falaram que isto aconteceu porque a capital do Paraná não tem vocação para inspirar o Carnaval.
Porém interessante mesmo é um causo antigo que rola sobre isto e que tem mais de duzentos anos. Assim leremos esta história abaixo:
Reza a lenda que nos tempos do Brasil-Colônia, rolava uma festa chamada entrudo, que era o Carnaval da época. Neste evento pessoas saiam às ruas com as seguintes brincadeiras: dançar, derrubar farinhas umas nas outras e pregar peças. Porém, no entrudo, existia o hábito de derrubar tintas e destruir as hortas da casa onde moravam bruxas.
Naquele tempo Curitiba se chamava Vila Nossa Senhora da Luz e nela morava uma bruxa chamada Genoveva, que tinha vindo, recentemente, da Europa.
Quando o entrudo chegou, crianças jogaram tintas na casa desta feiticeira e destruíram todo o seu quintal.
De repente, Genoveva saiu da sua residência e gritou:
- O entrudo acabou com tudo que eu tinha!
- Por isto amaldiçoo este lugar e esta festa!
- O Carnaval desta cidade nunca terá brilho!
- Daqui alguns anos, o povo vai escolher o litoral em vez do entrudo!
- Em vez de gente colorida, no Carnaval, vocês terão zumbis nas ruas!
Mas um profeta, que escutou tudo, exclamou de longe:
- Falta de brilho, não é carência de amor!
Os séculos passaram e Vila Nossa Senhora da Luz transformou-se em Curitiba. Porém o Carnaval nunca foi o evento preferido dos seus habitantes. Pois a classes média e alta, desde o século vinte, preferem passar este feriado no litoral, ou, viajar para outros lugares.
Ainda nos anos oitenta um prefeito da capital paranaense patrocinou uma escola de samba que, também, teve Curitiba como tema. Mas infelizmente ela foi rebaixada.
Agora, em 2017, a Nenê de Vila Matilde homenageou a capital do Paraná e, por coincidência, também foi rebaixada. Alguns críticos falaram a escola mostrou uma Curitiba que não existe mais. Por exemplo: o transporte não é o mesmo de antes. Além disto, eles afirmaram que faltou a escola citar alguns detalhes como: a República de Curitiba, o japonês da Federal e a Lava Jato.
Com certeza a parada que mais faz sucesso na capital do Paraná, no Carnaval, é a “Zoombie Walk”. Por coincidência, semelhante com a profecia da bruxa Genoveva. Pois pessoas fantasiadas de zumbis desfilam pelas ruas.
Apesar de tanta maldição, os poucos curitibanos que gostam de Carnaval, com certeza, realizam a festa com carinho e dedicação.
Luciana do Rocio Mallon

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui