Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->UMA NOITE DE SARAU -- 22/02/2018 - 20:42 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A notícia da morte de Ramayana  foi divulgada na “Folha da Madrugada”, um periódico  de poucas páginas, vendido nos semáforos por um quarto de real. Robert ficou sabendo  do falecimento da colega do Marista, através de informação de Ravenala, que ao noticiar o fato fez-lhe um convite:
— Quero que vá  comigo a um sarau!
— Sarau?
— Uma tertúlia. Tenho um projeto literário e gostaria que você  o examinasse.
—Bem, então este é o sarau?
— Não exatamente. O sarau acontecerá na chácara de Alice em Petrópolis. Ela vai lançar um livro.
— Alice? Nossa  antiga professora Marista?
— Sim, ela mesma!
– Menina, veja para onde está me levando...
— Por quê?
— Ora, eu como livros. Fico horas na biblioteca, só olhando livros lidos, marcados, rabiscados com anotações, e data da leitura. Muitos deles com releitura e data. Todo livro que leio, torna-se livro de consulta. Fico olhando, e às vezes riu. No ano de mil novecentos e pedrinhas que que estava eu a fazer na vida, quando li este livro? E revivo momentos de boas lembranças...
— Então, és o verme gordo que roeu os sete livros do Velho Testamento?
Riu.
— Não sou nenhum Lutero!
— Brincadeira.
— Eu sei.
A semana passa devagar, escorrem os dias numa ampulheta do tamanho do mundo. Horas, minutos e segundos, escorregam  lentamente. O tempo caminha devagar... No relógio da vida, a contagem é regressiva. 
— Estás pronta? Telefona ele para Ravenala.
— É amanhã, menino. Parece que nasceste de sete meses!
No dia seguinte, quando  Robert   tocou o interfone, Ravenala, já o esperava. Surpreso, viu o livro de Alice.
— Que privilégio é este?
— Amizade, meu caro! Amizade. Alice goza de minha amizade e conhece meu projeto. Sabe que me acompanharás na empreitada do livro que devemos produzir juntos. Isto é, se aceitares minha proposta.
— Como não!
— Alice ofereceu a chácara. O lugar é  bonito e sossegado.
— Então vamos. 
Sentou-se ao volante. Estendeu a mão e destravou a porta do carona. ‘Entre.’
Ravenala esperava por gesto mais delicado. Mas não estranhou tanto, acostumada que era de ver seu pai agir do mesmo jeito com a mãe dela. Silenciosos, sem diálogo algum, seus pais conviviam como se cada um fosse uma pedra. Robert  liga a  setas para a esquerda. Engrena a marcha e pisa leve no acelerador. Afastou-se cuidadosamente da cidade grande, e meia hora depois, já estava na estrada do sítio de Alice.Na aba da serra, orquídeas e bromélias, modificam o tom verde da paisagem com arranjos florais de variadas cores. Cai do galho que avança a faixa asfáltica, um minúsculo sagui. Atropelado, agoniza. Grita. E seu grito não alcança os ouvidos da floresta.
— Devagar. Pegue a vicinal. Faltam só dois quilômetros.
—  O sítio de Alice é perto assim?
— Hora e meia. 
— O tempo parece pouco, quando a companhia é muito boa.
A casinha branca no pé da serra guarda uma ponte, bem no pongo do córrego, onde a princesa Mariana, outrora se banhava. Lá embaixo, lambaris deslizavam nas águas cristalinas do ribeiro. Fora da baia, o garanhão negro cobria uma égua no cio.
 — Linda! Disse Robert..
— Obrigada. Ouvir um elogio com o Sol ainda baixo, eleva a autoestima.
— Estou falando da chácara, bobinha!
Ficou sem resposta. Sentiu a mão dele fazendo gracejos na bochecha dela, e pensou no garanhão negro que vira na manga, roçando o pescoço na crina de uma égua. Correu-lhe um calafrio. Ravenala procurava descobrir outras verdades. E se Robert   fosse seu irmão? Em alguma coisa se parecia com ela: nariz curto, olhos amendoados e cabelos negros... Será que ele também briga com o espelho? Ela tinha dois espelhos, em um deles se via bonita, mas no outro...E reclamava apontando o dedo para a própria imagem no espelho:  ‘Menina, você está péssima hoje!’ A autossugestão penetrava profundamente no espelho de sua alma. E naquele dia, tudo se tornava feio para ela. 

 
 ***
Trecho do livro "Estrela que o vento soprou."
 
Adalberto Lima
Enviado por Adalberto Lima em 22/02/2018
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui