Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Planta Dormideira, Que Fecha as Folhas ao Ser Tocad -- 15/07/2018 - 18:05 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Planta Dormideira, Que Fecha as Folhas ao Ser Tocada
Na Idade Antiga, havia uma rainha que não conseguia ter filhos. Então ela orou para a Lua:
- Por favor, faça com que eu engravide!
A deusa da Lua apareceu e disse:
- Posso realizar o seu desejo. Mas sua filha não poderá ser tocada por homem nenhum, senão a magia se desfaz e ela vira planta.
A Rainha exclamou:
- Aceito!
Nove meses depois, ela deu à luz a uma menina que batizou de Nastia. Para evitar que ela fosse tocada por homens, a monarca enviou o bebê para uma torre alta, de um castelo no meio da floresta, para ser cuidada por babás e aias.
Nastia cresceu e quando chegou à juventude, passou a observar a floresta através da janela da torre.
Numa tarde de primavera, uma borboleta enorme com asas gigantes entrou no seu quarto e virou uma fada que passou a visitar sempre a princesa. Assim as duas se tornaram amigas e confidentes.
Um dia, Nastia perguntou para esta sua colega:
- O que é homem?
- O que é namorado, que as aias falam tanto às escondidas?
Ela explicou:
- Um toque de homem seria nocivo para você. Pois a sua pessoa correria o risco de virar planta.
A princesa perguntou:
- Como assim?
A borboleta respondeu:
- Na verdade os moços não são tão bons quanto as jovens, mais assanhadas, falam. Na verdade eles conquistam as donzelas, muitas vezes, para usa-las e abandonar as pobres depois. Porém quando se casam com as mulheres, eles roubam as suas vontades próprias. Pois proíbem as coitadas de gozarem dos prazeres da vida. Deste jeito suas companheiras não podem mais dançar, passear, brincar e por isto viram plantas. Por favor, nunca deixe um homem tocar no seu corpo.
Mesmo assim Nastia falou:
- Eu gostaria tanto que você me levasse passear pelo reino através de suas asas gigantes.
- Por favor, diga que me leva!
A fada comentou:
- Sim, mas não poderemos pisar no solo!
Nastia concordou e as duas foram passear pela aldeia do alto do céu. Porém a princesa viu um homem na feira que achou muito bonito, mas preferiu ficar quieta.
Um dia depois, a princesa estava na janela e avistou o mesmo moço, que sem querer olhou para a jovem que se escondeu e pensou:
- Como eu gostaria de conhecer este rapaz melhor, nem que fosse só nos meus sonhos noturnos.
Naquela mesma noite, a princesa sonhou que estava conversando com o moço que confessou se chamar Felipe. A partir daquela madrugada, Nastia passou a surgir nos pesadelos deste feirante. Por isto, ela começou a ter sono durante o dia e dormir durante as tardes. Assim as funcionárias do castelo apelidaram a donzela de Mimosa Dormideira.
Numa madrugada, esta princesa teve um surto de sonambulismo, amarrou lençóis, fez uma corda e saiu do castelo. Assim se dirigiu até a casa de Felipe, onde bateu na porta. Quando o moço viu sua amada, abraçou e beijou na boca a jovem, que no mesmo momento, virou uma planta que, também, foi apelidada de dormideira pelos moradores locais. Por isto, até hoje, esta planta encolhe suas folhas quando é tocada por alguém.
Luciana do Rocio Mallon










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui