Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Cigana da Música Mercedita -- 09/01/2019 - 16:43 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Cigana da Música Mercedita
Reza a lenda que em 1939, na Argentina, o artista Ramon Rios, que morava em Buenos Aires chegou com seu grupo de teatro, em Humboldt, para se apresentar numa casa noturna.
Do palco ele avistou uma jovem, a qual tirou para dançar. A moça se chamava Mercedes, uma descendente de ciganos, apelidada de Mercedita, que morava na área rural, na província de Santa Fé, e cuidava de uma pousada junto com sua mãe. Ela gostava de vestir saias rodadas e compridas de dia. Mas, à noite, saía para passear com seu cavalo vestindo calças compridas. Sem falar que ela gostava de ler tarô, às escondidas, tomar banho nas cachoeiras muito à vontade, fatos que causavam escândalo na época.
Porém Mercedes vivia dizendo:
- Nunca me casarei porque o matrimônio tira a liberdade da mulher!
- Mesmo assim sonho em ter um filho!
O problema foi que Ramon Rios se apaixonou pela jovem. Por isto voltou para Buenos Aires e passou a escrever poemas para ela. Em 1941, o artista voltou para Humboldt com anéis e propôs casamento para Mercedita que rejeitou o pedido. Em 1945, a moça deixou de responder as cartas. Em meados dos anos 40, Ramon compôs a música Mercedita como forma de desabafar sobre este amor não correspondido. Primeiro ele cantou em uma reunião de amigos e eles aconselharam o artista a apresentar a canção numa rádio. Assim a obra tornou-se um sucesso mundial. Anos depois, o músico se casou com uma fã. Porém ele ficou viúvo logo. Após a morte da primeira esposa, Ramon Rios voltou a escrever para Mercedes. Ele morreu em 1984 e sua musa Mercedes em 2001.
Na última entrevista que a cigana deu para a TV, ela afirmou que nunca teve filhos porque foi punida pelo fato de nunca ter correspondido ao amor do músico.
A canção, Mercedita, tornou-se patrimônio cultural da Argentina e já foi regravada por várias bandas, inclusive pela dupla brasileira Chitãozinho e Xororó.
Reza a lenda que se uma moça dançar esta música sozinha, com uma flor nos cabelos, receberá uma declaração de amor na mesma semana.
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui