Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->REI DO UNIVERSO -- 25/05/2008 - 04:13 (Ivone Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REI DO UNIVERSO
(Ivone Carvalho)

Centro do universo, núcleo do sistema solar.

Senhor de um segredo inatingível. O dono de todo o calor que envolve planetas, estrelas, cometas, satélites, asteróides, enfim, tudo o que existe em sua órbita.

Esconde-se quando lhe convém ou quando decide permitir que outros corpos sejam apreciados ou simplesmente cumpram suas funções.

Portador e doador da quentura necessária à sobrevivência do ser humano. Tão importante ao homem quanto a água. Morre-se de frio. Morre-se de sede. Morre-se de fome. Sem ele não há aquecimento nem a reprodução vegetal. Sem ele, impossível imaginar a vida animal.

A estrela maior. Verdadeiro rei do universo.


Não é tão homenageado pelos poetas como são as estrelas, a lua, a chuva. Nem tantos poemas lhe são dedicados quando se fala de amor.

Porém, além de ser o proprietário da maior energia natural utilizada pelo homem, é ele o responsável por dias e tardes de verdadeiro encantamento.

Ele faz o dia ter cenário de alegria. Sua ausência parece entristecer a alma.

Sua magnitude ao despedir-se para que a noite cumpra o seu compromisso e entre em cena, é uma das mais belas paisagens que podem ser vista por nós. Sua cor que se realça em forte tom avermelhado, num "dégradé" digno das mais belas pinturas e fotografias, impõe sua realeza.

Cumprida a missão do dia, recolhe-se em seu trono sem tirar a coroa e sem perder a majestade.

Dá espaço à noite, que tem a missão de refrescar o calor por ele distribuído. E que tem os poderes por ele delegados para apresentar as suas irmãs que, pequeninas e distantes não têm o poder do seu brilho, mas possuem a beleza de grandes princesas que tocam os corações dos apaixonados e amantes.

É o Sol, certamente, o rei mais esperado e tão imaginado por todos que se encontram de alguma forma confinados nas trevas ou na solidão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui