Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pega na mentira -- 01/04/2003 - 02:12 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para as autoridades policiais e judiciárias, não há nada a ser comemorado no dia 1º de abril. A mentira é o inimigo a ser combatido todos os dias. Sua descoberta tem de ser feita totalmente sem erros, tanto que, no direito penal, a verdade a ser buscada nos processos é qualificada de "material".

Aqueles que trabalham contra o crime passaram a se valer da ciência para a obtenção da verdade nos interrogatórios no começo do século passado. Em 1921, o professor da Universidade de Medicina da Califórnia John Larson criou o detector de mentiras —ou polígrafo— para apontar os mentirosos a partir de alterações fisiológicas ligadas aos batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração e transpiração.

No exterior, principalmente nos Estados Unidos, a utilização do polígrafo pelas entidades ligadas à segurança pública gera controvérsias. A taxa de acertos do aparelho varia muito de acordo com a capacidade dos indivíduos controlarem suas emoções.

Em Israel, a empresa Truster desenvolveu um software que busca, nas alterações de frequências da voz, a indicação de que alguém está mentindo. Mauro Nadvorny, representante da companhia no Brasil, diz que o homem não consegue dominar a frequência da sua voz voluntariamente e garante que o sistema é confiável.

No Brasil, segundo a Constituição, aparelhos de detecção de mentiras só podem ser utilizados pelas autoridades policiais com o consentimento das pessoas a serem interrogadas. Isto faz com que os equipamentos sejam pouco usados no país.

Mas o emprego dos detectores por empresas privadas causa preocupação. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de lei que impediria a utilização dos equipamentos em companhias. Segundo o senador, o projeto foi motivado por centenas de denúncias de uso do aparelho em processos de admissão e investigação interna de indústrias, estabelecimentos comerciais e bancos, principalmente no Estado de São Paulo. O texto está em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. "A utilização do detector de mentiras é uma maneira inadequada e irresponsável de lidar com certas questões das relações de trabalho. Ela submete o funcionário a um tratamento de culpado. Isso fere a cidadania e os direitos constitucionais dos trabalhadores", afirma Paim.



FLÁVIO FERREIRA

Folha de S.Paulo



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui