Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Nossa Lingua Portguesa -- 24/02/2005 - 16:57 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A língua que usamos para nos expressar , o português, é muito viva e pulsante como um todo, está mudando o tempo inteiro, feito um prédio em eterna construção...fico surpreso com as novas gírias que surgem todo dia, com a forma das pessoas se expressarem em vários recantos desse país, de cada pessoa que conheço guardo uma palavra, em cada lugar que visito além de trazer uma lembrança, também trago comigo um dito ou uma nova sentença.
O falar desataviado do quotidiano é muito mais atraente do que a complicada norma culta de nossa língua portuguesa, as regras gramaticais tão competentes em nos tornar letrados, muitas vezes funcionam como um claustro, não defendo que as pessoas escrevam errado ou não respeitem os princípios cultos, mas acho que em nome da vivacidade de nosso idioma, a flexibilização e os experimentalismos são bem-vindos, a existência da poesia concreta não me deixa mentir.
Escrever certo ou não, falar corretamente ou de forma errônea são conceitos muito subjetivos em português, ao descobrir as formas variantes de algumas palavras à surpresa é o sentimento mais comum que você irá sentir ,como por exemplo:
Você acredita que a palavra inglês também pode ser grafada como ingrês?
Agora confesse: Quantas vezes você se matou de rir quando alguém (geralmente uma pessoa simplória ou de pouca cultura) falou:
“Vou estudar ingrês”
Estudando-se a etimologia das palavras muitos mitos caem...e o mesmo acontece com uma lista extensa de outros vocábulos: Registro= registo , flecha= frecha, neblina= nebrina , flocos= frocos , aluguel= aluguer, Fruta= fruita...agora confessa de novo...quantas vezes você ficou rindo por dentro, porque por fora não poderia, das pessoas que vivem na roça ou de pouca instrução na cidade que falam palavras dessa forma? Depois de saber disso nunca mais ri...acharei normal se ouvir alguém proferindo a seguinte frase: “Por favor, gostaria de um sorvete de frocos porque de fruita está muito caro e pouco dinheiro tem me sobrado para pagar o aluguer, por isso vou ficar aqui tomando esse sorvete enquanto essa nebrina não baixa.”
Lembro-me de uma cômica tese aventada por um grande professor meu de português do interior do estado de São Paulo, do porque que a palavra garfo está cada vez mais sendo pronunciada como “Galfo”.
Segundo ele as pessoas do interior do estado sempre foram muito satirizadas na sua forma de pronunciar o R , como por exemplo “porrrrrta” e que ao longo do tempo e em alguns locais do país pronunciar as palavras com essa ênfase no R,além de ser motivo de chacota soava também com um certo pedantismo...usar o L no lugar do R na palavra garfo foi então uma maneira de amaciar a pronuncia do R, já pensou se a moda pega?
A língua portuguesa possui cerca de 350 mil palavras e estudos apontam que uma pessoa considerada fluente em nossa língua use para se expressar em média só 3 mil palavras, estima-se ainda que os menos fluentes fiquem entre 500(os mano e as “mina”) e 1500 vocábulos e que os considerados gênios usem de 5 mil a 7 mil palavras.
A nossa língua portuguesa é tão imensa quanto o mar e nós muitas vezes nos parecemos com marinheiros de primeira viagem...

P.s.: As palavras usadas como formas variantes não são encontradas em qualquer dicionário, caso você venha a desconfiar da real existência delas , essas podem ser localizadas no site da Academia Brasileira de Letras na sessão de vocabulário ortográfico :
http://www.academia.org.br/
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui