Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SÓ NÃO LÊ QUEM NÃO QUER -- 05/05/2003 - 19:48 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÓ NÃO LÊ QUEM NÃO QUER


Já cansei de ouvir de amigos a mesma justificativa para explicar o motivo pelo qual não lêem livros. Em quase todas elas a resposta foi: “Não leio porque não tenho tempo”. Ora, que desculpa mais esfarrapada! Onde já se viu dizer que não tem tempo para ler nem que seja um pouquinho! Isso não passa de uma justificativa para não dizerem que não gostam ou não possuem o hábito da leitura. Porque tempo todos nós temos. Basta que tenhamos vontade e sintamos prazer.

Para contradizer aqueles que dizem não ter tempo para a leitura, eu vou citar alguns locais e momentos em que qualquer pessoa poderia está lendo, mas não o faz.

No ônibus. A não ser que você esteja de pé, dá para ler algumas páginas da sua casa ao lugar onde você for. Mesmo que o trajeto seja pequeno, você conseguirá ler nem que seja uma página. Eu faço isso duas vezes por dia; quando vou e volto do trabalho.

No banheiro. Vai me dizer que, quando você estiver sentado fazendo suas necessidades, não dar para dar uma lidinha? Você pode até achar estranho, mas eu garanto que você vai gostar. É possível ler duas ou mais páginas.

No consultório. Normalmente quando vamos ao dentista, ao médico, ao oftalmologista, ou a algum lugar onde temos que aguardar a ordem de chamada é possível ler algumas páginas. Dependendo de onde você for e de quanto você tiver que esperar é possível ler muitas páginas de um livro. Já cheguei a ler numa sala de espera 32 páginas de um romance, após esperar mais de uma hora.

Antes de dormir. Também é possível ler um pouco antes de dormir; mas só se você não estiver caindo de sono, porque caso contrário não vai passar das primeiras linhas. Não são todas as noites que faço isso. Muitas vezes o sono é maior que o prazer da leitura.

No trabalho. Só recomendo fazer isso se não for proibida a leitura no trabalho. Em diversas profissões a leitura durante o expediente não atrapalha o serviço. E se não há restrições à leitura durante o serviço, porque não aproveitar para curtir uma leiturinha?

Durante as refeições. Não estou pedindo para que você leia enquanto come, apesar de que algumas pessoas fazem isso. Mas, às vezes, você para em algum lugar para comer e, enquanto não é servido, é possível ler um pouco. Adoro ficar lendo no MacDonald´s enquanto vou comendo batata frita e tomando Coca-cola.

Existem outros locais óbvios em que você poderia ler um pouco como numa praça, numa biblioteca ou em sua casa mesmo. O que eu quis mostrar foi que não existe desculpa de falta de tempo para não ler. Tempo existe, basta você querer e se esforçar um pouco.

Inclusive, se alguém tiver mais sugestões de lugares onde se poderia ler um livro, não esqueça de sugerir para incentivarmos o brasileiro a ler. Afinal esse país precisa é de cultura para ser respeitado. E nada melhor do que começar pela leitura. Afinal, os benefícios são enormes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui