Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta escrita em 2070 -- 09/04/2005 - 10:17 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clique aqui para ouvir essa música de minha lavra e parceria com Eduardo Toledo. Letra anexa. Minha gaita Honner dá o tchã, enquanto a voz dele se evidencia.===>>>Frank, make a take-off. Varas y piedras.


texto

Carta escrita em 2070:

"Estamos em 2070, completei 50, mas pareço com alguém de 85. Sérios problemas renais, bebo pouca água. Creio que finda meu tempo. Hoje sou dos mais idosos nesta sociedade. Recordo dos meus 5; tudo muito diferente: muitas árvores nos parques, belos jardins, desfrutava de banhos de chuveiro por mais de hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral pra limpar pele.
Antes, mulheres de formosas cabeleiras. Agora, cabeças raspadas pra mantê-las limpas sem água. Antes, meu pai lavava carro com água de mangueira. Hoje, meninos não acreditam que se usava água pra isso. Muitos anúncios diziam CUIDA D´ÁGUA; ninguém ligava; pensávamos que água jamais se esgotaria. Agora, rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos, todos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.
Antes, a quantidade de água ideal para cada pessoa adulta beber era oito copos por dia. Hoje bebo meio. Roupa descartável, o que aumenta demais a quantidade de lixo; voltamos a usar poços sépticos (fossas), como no passado, redes de esgotos sem água são inúteis. A aparência da população é horrível; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele (raios ultravioletas já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera). Imensos desertos são a paisagem que nos rodeia por todos os lados.
Infecções gastrintestinais, pólipos no intestino, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. O volume de biópsias fez crescer o número de laboratórios. A indústria parou e o desemprego é dramático. As fábricas de dessalinização são a principal fonte de emprego, e pagam-me com água potável ao invés de salário. Assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Ressequida, a pele de uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado, faltam árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia por habitante adulto. Os acionistas de empresas que tratam água ficaram ricos e têm preferência no fornecimento. Pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas", dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar; mesmo não sendo de boa qualidade ainda podemos respirar; a idade média é de 35 anos. Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exercito; a água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais que ouro ou diamante. Aqui, em troca, não há árvores porque quase nunca chove e, quando chega a registrar-se, a precipitação é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atômicas e pela indústria contaminadora do século XX.
Advertia-se que havíamos de cuidar do meio ambiente, e ninguém fez caso. Quando minha neta me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente. Ela pergunta-me: Vovô! Por quê a água se acabou? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente, ou, simplesmente, não tomamos em conta tantos avisos.
Agora os nossos filhos pagam alto preço e, sinceramente, creio que a vida na terra em breve já não será possível, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!"
John Vask
Documento extraído por um desconhecido da revista biográfica "De Los Tiempos" de abril de 2002.


FAZ CHEGAR ESTA MENSAGEM A TODAS AS PESSOAS QUE CONHEÇAS.

Carta escrita en 2070:

Nosotros estamos "por el año de 2070, tiengo 50, pero yo parezco con alguien que tiene 85 años; serios problemas renales, bebo poca agua. Yo creo que poco tiempo me resta. Hoy yo soy uno de las más viejas personas en esta sociedad. Yo recuerdo cuando yo tenía 5 años; todo muy diferente: muchos árboles en los parques, bonitos jardines, y yo podría disfrutar de las duchas por más de hora. Ahora nosotros usamos las toallas con aceite de la aceituna para limpiar la piel.
Antes, las mujeres mostraban bonitos cabellos. Ahora, nosotros raspamos nuestras cabezas para mantenerlas limpias sin el agua. Antes, mi padre lavaba el automóvil con la agua de la mangueira de goma. Hoy, los muchachos non creen que nosotros usábamos la agua de esa manera. Muchos anuncios decían TOMA CUIDADO CON LA AGUA; nadie se preocupó; nosotros pensamos que la agua nunca agotaría. Ahora, ríos, diques, tanques y mantos acuosos, todos están irreversiblemente contaminados o agotaron.
Antes, la cantidad ideal de agua potable para cada persona adulta era ocho copas por día. Hoy yo bebo la mitad. La ropa está disponible, y esto aumenta la cantidad de basura por demás; nosotros volvemos a usar los pozos sépticos (los alcantarillados), como en el pasado, porque los sistemas alcantarillados sin la agua son inútiles. La apariencia de la población es horrible; los cuerpos inanimados, arrugados por la deshidratación, llenos de heridas en la piel (hace tiempo que los rayos ultravioletas non tienen más una capa de ozono que los filtraba en la atmósfera). Inmensos desiertos son las paisajes que nos rodean por todas las partes.
Las infecciones de los intestinos y gastritis, pólipos en el intestino, enfermedades de la piel y de la via urinaria… son las principales causas de muerte. El volumen de biopsias hizo aumentar el número de laboratorios. Se paralizan las industrias y el desempleo es dramático. Las fábricas de desalificación son la principal fuente del trabajo y ellos me pagan con agua potable en lugar del sueldo. Los ataques por un cilindro de agua son comúnes en las calles abandonadas. La comida es 80% sintética. Muy seca, una piel de 20 año es como si alguien era 40.
Los científicos investigan, pero no hay ninguna solución posible. No se puede fabricar agua, el oxígeno también se degrada por la falta de árboles, lo que reducce el coeficiente intelectual de las nuevas generaciones. La morfología del spermatozoids ha cambiado en muchos individuos, hay muchos muchachos con deficiencias, mutaciones y deformaciones.
El gobierno hasta colecciónenos por el aire que nosotros respiramos: 137 m3 por día por habitante adulto. Los accionistas de compañías que tratan la agua quedaramse ricos y tienen la preferencia en el suministro. Las personas que no pueden pagar están alejadas de las " áreasventiladas", dotadas de pulmones mecánicos gigantescos, que trabajan con la energía solar; mismo él que no es de buena calidad nosotros todavía podemos respirar; la edad media es de 35 años. En algunos países ellos habían las manchas de vegetación con su respectivo río fuertemente protegido por el Ejército; la agua se volvió un tesoro muy codiciado, más que oro o diamante. Aquí, en el cambio, no hay ningún árbol porque llueve casi nunca y, cuando consigue caer, la precipitación es de lluvia ácida; las estaciones se han transformado severamente por las pruebas atómicas y industrias del siglo XX que las contaminan.
Fue amonestado que nosotros habríamos ser capazes de cuidar del ambiente, y nadie cuidó de él. Cuando mi nieta me pide que le hable de cuando yo era joven, yo describo la belleza que tenían los bosques, yo le hablo sobre la lluvia, de las flores, del agradable que era tomar el baño y pescar en los ríos y diques, beber toda la agua que quisiéramos, quanto saludable nosotros nos sentíamos. Ella me pregunta: ¡ Abuelo! ¿Por qué la agua terminó? Entonces, yo siento un trozo en la garganta; yo no puedo dejar de sentir que yo soy culpado, porque yo pertenezco a la generación que acabó mientras destruyendo el ambiente, o, simplemente, nosotros non nos importamos con tantas advertencias.
Ahora nuestros niños pagan el precio alto y, atentamente, yo tengo la fe que brevemente la vida en la tierra no será más posible, porque la destrucción del ambiente llegó a un punto irreversible. ¡Oh, cómo me gustarían volver y hacer con que toda la humanidad entendiera esto, cuando nosotros todavía pudiéramos hacer algo que ahorrar nuestra tierra planetaria! "

John Vask

El documento extraído por un extraño de la revista biográfica "De Los Tiempos" de abril de 2002.

HAGA ESTE MENSAJE PARA LLEGAR A TODAS LAS PERSONAS QUE USTED CONOCE.



Letter written in 2070:

We are "in the year of 2070, I´m 50 years old, but I seem with somebody being 85. Serious renal problems, I drink little water. I believe that it remains to me little time. Today I am one of the more seniors in this society. I remember when I was 5; everything very different: a lot of trees in the parks, beautiful gardens, and I could enjoy showers for more of hour. Now we used towels in mineral olive oil for cleaning skin.
Before, women showed beautiful hair. Now, we scraped our heads for maintaining them clean without water. Before, my father washed car with hose water. Today, boys don"t believe that we used water in that way. Many announcements said TAKE CARE WITH THE WATER; nobody worried; we thought that water would never drain. Now, rivers, dams, ponds and watery mantles, all are irreversible polluted or drained.
Before, the ideal amount of water for each adult person to drink was eight glasses a day. Today I half drink it. Clothes is disposable, and this increases the amount of garbage too much; we used septic wells again (sewages), as in the past, because sewerage systems without water are useless. The appearance of the population is horrible; lifeless bodies, wrinkled for the dehydration, full of wounds in the skin (ultraviolet rays have no longer the layer of ozone that filtered them in the atmosphere). Immense deserts are the landscape that surrounds us everywhere.
Bowel´s infections and gastritis, polyps in the intestine, illnesses of the skin and of the urinary via, they are the main death causes. The volume of biopsies made to increase the number of laboratories. Industries are paralyzed and the unemployment is dramatic. The factories unsaltation"s are the main job source and they pay me with drinking water instead of wage. Assaults for a water cylinder are common in the deserted streets. The food is 80% synthetic. Very dry, a 20 year-old skin is as if somebody was 40.
The scientists investigate, but there is no possible solution. She cannot manufacture water, the oxygen is degraded also by lack of trees, what reduced the intellectual coefficient of the new generations. The morphology of the spermatozoids has changed in many individuals, there are many boys with deficiencies, mutations and deformations.
The government even collect us for the air that we breathed: 137 m3 a day for adult inhabitant. The shareholders of companies that treat water were rich and they have preference in the supply. People that cannot pay are removed of the "ventilated areas" that are endowed with gigantic mechanical lungs working with solar energy; even it not being of good quality we can still breathe; the medium age is of 35 years. In some countries they were vegetation stains with your respective river, that it is watched strongly for the Army; the water became a treasure very coveted, more than gold or diamond. Here, in change, there are no trees because it hardly ever rains and, when it gets to register, the precipitation is of acid rain; the seasons have been severely transformed by the atomic proofs and for the contaminating industry of the century XX.
It was admonished that we would must able to take care of the environment, and nobody taked care of it. When my granddaughter asks me to speak to her of when I was young, I describe the beautiful that were the forests, I speak to her about the rain, of the flowers, of the pleasant that it was to take bath and to fish in the rivers and dams, to drink all the water to want, the healthy that we felt. She asks me: Grandpa! Why the water finished? Then, I feel a lump in the throat; I cannot leave of feel me blamed, because I belong to the generation that ended destroying the environment, or, simply, we didn´t matter for so many warnings.
Now our children pay high price and, sincerely, I have faith that the life in the earth soon no longer it will be possible, because the destruction of the environment arrived to an irreversible point. Oh, how I would like to return behind and to do with that all the humanity understood this, when we could still make something to save our planet earth! "

John Vask

Extracted document for a stranger of the biographical magazine "Of Los Tiempos" of April of 2002.

MAKE THIS MESSAGE TO ARRIVE TO ALL OF THE PEOPLE THAT YOU KNOW.

















PARA CADA UMA QUE A LEIA, CRIARÁS UM POUCO DE CONSCIÊNCIA PARA CUIDAR DO QUE ESTIVER EM VOLTA.

NÃO A TOMES POR UMA PIADA. ISTO É MENSAGEM SÉRIA...

Com os cumprimentos do Tim,
crente em Legislação Ambiental,
filho de Analista de Saneamento Sênior,
e servo do Rio São Francisco.




Veja mais==>>>Elpídio de Toledo









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 23136 vezesFale com o autor