Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS EUA E O CONFLITO ISRAEL-PALESTINA -- 16/06/2003 - 21:07 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS EUA E O CONFLITO ISRAELENSE-PALESTINO



Uma nova batalha está se iniciando no Oriente Médio. Não é uma batalha entre Iraquianos e americanos, nem entre palestinos e israelenses. Essas batalhas já não são tão novas assim. O que se está em processo de geração é uma disputa entre os EUA e a União Européia por influência nessa região e por uma hegemonia mundial.

Depois que os EUA ocuparam o Iraque, a Europa passou a temer a concentração de infuência sobre os países do Oriente Médio. Israel é quase um protetorado americano, e agora o Iraque também deve seguir o mesmo caminho, caso consiga prender e executar milhares de opositores a presença americana.

A Europa e principalmente a França discordam plenamente da maneira como os EUA estão conduzindo o processo de paz entre palestinos e israelenses. E para contrabalancear a influência americana, querem enviar uma força de paz internacional. Obviamente os EUA são contra. Preferem ver palestinos e israelenses destruindo-se mutualmente à evitar atentados e ataques a inocentes.

Os governantes europeus podem não ter o poderio militar americano, podem ter permitido que os EUA invadisse o Iraque, mas certamente não vão permitir que eles monopolizem o processo de paz entre Israel e a Palestina. E uma tentativa americana de impor um processo de paz vai afastar ainda mais europeus e americanos, a tal ponto que certamente haverá reataliações. Não retaliações bélicas -- isso já é coisa do passado. --, mas retaliações econômicas. Os EUA ainda podem ser o maior mercado consumidor do mundo, todavia a Europa unida tem forças suficientes para sobrevirer sem os EUA. Principalmente se levarmos em conta que cada vez mais o Euro se fortalesse. Vai chegar um momento em que o mundo voltará a virar os olhos para a Europa como aconteceu no passado.

Os EUA podem ser obrigados não só a aceitarem uma solução européia para o conflito israelense-palestino como também serem obrigados a engolir uma indigesta Europa unida. Esse conflito pode não só marcar a incapacidade americana de resolvê-lo, assim como os limites da hegemonia americana, mas também o esgotamento dum império em início de decadência.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui