Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O que seriam as crianças, a mudança e a educação -- 28/01/2012 - 18:21 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Certo dia, ao procurar um livro de José Saramago, eu descobri que o autor se dedicou a produção de um livro infantil, entre suas inúmeras obras literárias.
Este livro se chama "A maior flor do mundo". comprei e ao longo de lê-lo descobri que entre todo livro escrito para crianças, existia uma moral que o norteava, com isso escrevi este pequeno texto para contar o meu ponto de vista sobre esta história. Nesta oportunidade, conto o que compreendi daquele menino protagonista do que buscava ao longo do seu curioso caminho e o que este caminho teria com a educação e com a mudança.
Ao longo deste caminho ele descobriu que no seu empenho de salvar uma flor, poderia não necessariamente salvar a vida a uma flor, mas que seu empenho poderia salvar a maior flor do mundo. Algo tão grandioso que o que este personagem não acreditava que na sua pequena atitude poderia propiciar a todo um vilarejo algo tão nobre e tão grande como um sonho.
Então, ao comparar este feito nobre de salvar uma pequena flor fadada à morte pelo desmatamento provocado por adultos, uma criança poderia perceber o simbolismo que no meu "entender de leitor" enquanto houver vida, certamente haverá a esperança.
No acreditar que aquela flor teria o direito de continuar a ter vida, continuei a refletir que nossas atitudes propiciam a humanidade, a Mudança. De acordo a Ciência e a Filosofia que em poucos momentos estes dois saberes dialogam linearmente, uma coisa concordam, que Mudança é Movimento.
O movimento de produzir novas atitudes, idéias, descobertas, possibilidades que trazem a nós adultos a única possível certeza, que a estabilidade é um erro.
Se fosse pela estabilidade a flor da história esquecida pela atitude dos adultos estaria entregue a morte, mas o movimento proposto pelo menino ao perceber a situação da flor, possibilitou a mudança da história a quem já mais não acreditava viver. Que uma simples flor, pudesse ser a maior flor do mundo, mas se não fosse, teria também direito a vida.
Só pode existir Educação de acordo com o próprio José Saramago se a mudança e o movimento forem maiores do que o fatalismo e a acomodação. Para a possibilidade de salvar que seja uma flor e que esta possibilite ser um dia a maior flor do mundo, não basta o estável. Devemos abrir mão do concreto e ser redescoberto no outro. Não adianta sozinhos sermos a mudança que queremos se não possibilitar aos outros também o desejo de juntos possibilitarmos a mudança. Afinal, não vivemos sozinhos e estáveis.



Leonardo Koury Martins
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui