Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->SAUDADE DE VOCÊ -- 23/02/2006 - 14:40 (Ivone Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SAUDADE
(Ivone Carvalho)

Perguntaram-me o que é saudade. A minha resposta foi imediata: talvez ninguém entenda mais disso do que eu! E tentei explicar.

Falei que saudade é uma dor que parece cortar a alma da gente, como navalha. Que faz o coração sangrar de tal forma como se ouvíssemos cada gota do nosso sangue gotejando em nossa alma. Falei que é a falta imensa que a gente sente, o vazio infinito que sentimos quando nos lembramos de alguém que não mais vimos, que há muito não vemos, que não veremos mais ou, ainda, de algo que ficou no passado e que não mais poderá ser revivido.

Respondi, também, que saudade é uma dorzinha que faz com que nos sintamos pequeninos, impotentes, fracos, por não podermos tomar iniciativa para restabelecer um momento, uma fase, um período, um tempo da nossa vida ou trazermos de volta alguém que foi embora, ou para outro plano, ou para bem perto de nós, porque se encontra vivo e aqui no nosso planeta, mas totalmente inatingível, inalcançável por se envolver numa redoma, proposital ou involuntariamente, ou, ainda que possa sê-lo, não nos dá condições para tanto, fazendo o nosso coraçãozinho latejar de dor ao mesmo tempo que fica meio oco e faltando um pedaço.

Expliquei que saudade é a vontade de termos de volta o que ou quem perdemos, de abraçarmos, beijarmos, falarmos, ouvirmos a quem amamos e se encontra ausente e, mesmo que saibamos que um dia essa situação poderá mudar, ela machuca mais à medida que o tempo vai passando e nenhuma luz nos mostra que esse dia está próximo, tampouco se ele realmente vai chegar.

Defendi que é a ferida que se mantém aberta quando alguém nos ensina a amar e esquece de nos ensinar como deixar de fazê-lo, como esquecer. É como se esse alguém comprasse o peixe para nos dar o alimento e jamais tivesse se preocupado em nos ensinar a pescá-lo, talvez porque nem ele soubesse fazê-lo, já que optara pela compra e não pela pesca. E, quando se vai, nos deixa a fome, a necessidade do alimento, a inanição.

E, à medida que eu enumerava as várias interpretações da saudade, mais eu sentia saudade, mais aumentava o vazio dentro de mim, mais sentia vontade de dormir, dormir, dormir, até que chegasse o momento de aplacar todas as minhas saudades, minimizando-as ou exterminando-as.

Porém, repentinamente, eu me lembrei que saudade não é só isso! Que pode ser, também, o oposto disso tudo! Que pode não ser a ferida, a dor, o vazio, a impotência, a distância, a ausência!

Saudade pode ser, também, a recordação boa de momentos, fases, épocas, pessoas; a lembrança que massageia a alma, que dá a sensação de proximidade de quem amamos, que nos faz sorrir quando revivemos, mentalmente, situações inesquecíveis, momentos insubstituíveis, ocasiões ímpares, alguém que faz parte da gente, que é um pedaço imenso do nosso coração, que nos fez feliz mesmo que por poucos, mas intensos instantes.

Saudade, como disse Bandeira, pode ser apenas um bem maior que a felicidade, porque é a felicidade que ficou.

É, ainda, a certeza de que fomos presenteados com a possibilidade de darmos e recebermos os melhores sentimentos de alguém, em algum momento da nossa vida. É sabermos que existiu na nossa vida algo ou alguém tão maravilhoso e tão importante para nós, que não nos permite que esqueçamos, que abandonemos, que neguemos, que nos furtemos a admitir que vivemos com intensidade, às vezes até com loucura, paixão, de forma incomensurável, algo ou alguém que representa ou representou a nossa outra metade, tudo que nos faltava, tudo que merecemos.

Lembrei-me, sim, que a saudade pode não representar tão somente a tristeza, a amargura, o desprezo recebido, o abandono, a revelação de um sentimento solitário que, em algum momento, nos enganou, permitindo-nos acreditarmos na correspondência dos nossos sentimentos.

Lembrei-me, sim, que a saudade pode não acontecer apenas quando bate a tristeza ao nos depararmos com a realidade de que neste plano não mais teremos a possibilidade de reencontrar um ente querido que já fez sua passagem.

Lembrei-me, sim, que a saudade é a marca, a tatuagem, o reviver, a raiz regada e proliferada de um fato, de um momento, de um espaço da nossa vida, de alguém que muito amamos e que, não importam os motivos, não estão ao nosso alcance no exato momento em que os nossos pensamentos ativam nossas lágrimas misturadas aos nossos sorrisos, expressando os mais puros sentimentos traduzidos pelo nosso coração e as maiores alegrias que a nossa alma gravou no mais profundo do nosso ser, permitindo que fatos e pessoas extremamente especiais para nós, passassem a ser um pedaço da gente!

E isso é tão verdade que, surpreendentemente, sentimos saudade de quem nunca vimos, dos beijos que jamais demos ou recebemos, do abraço apertado nunca materializado, de palavras escritas, de carinhos nunca recebidos, do olhar que sequer sabemos a cor, do corpo que nem fazemos idéia de como seja, de personagens criados para nós ou por nós, de lugares jamais visitados, de flores nunca recebidas, de estrelas que jamais tocamos, do luar que nunca nos mostrou a face da pessoa amada, da música que jamais ouvimos juntos, da poesia que nunca foi feita para nós, dos lábios que, na nossa mente, são doces, ternos, cujo gosto temos a sensação de ter sentido, sem, entretanto, jamais os termos tocado...

Saudade é tudo isso e muito mais! Saudade eu sinto, de você...











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui