Usina de Letras
Usina de Letras
252 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Aleitamento Materno II -- 15/09/2003 - 16:00 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INTRODUÇÃO

O leite materno é muito mais do que um simples conjunto de nutrientes: pela sua complexibilidade biológica é uma substância viva ativamente protetora e imunomoduladora .O resultado mais evidente é a menor mobilidade em crianças amamentadas ao seio em comparação com os alimentados artificialmente, com impacto particularmente dramático em comunidades pobres.
Porém, a decisão de amamentar é construída a partir das vivências da mãe e da relação com os conceitos e experiências de sua cultura e tradição, traduzidos em atitudes e opiniões com relação á amamentação. A amamentação atua como contraceptivo natural, leva ao emagrecimento mais rápido e reduz a incidência de câncer de mama e de útero.Para o lactente, o aleitamento materno proporciona maior vinculo mãe-filho,proteção contra doenças infecciosas,menor incidência de alergias e reduzidas morbidade e mortalidade.
Na história recente, a amamentação tem sido vivida predominantemente como um fardo e atualmente passa ser mais desejada.Uma das questões que se coloca é se as mulheres na realidade estão sendo socialmente condicionadas ao querer. A difícil compatibilização dos vários papéis sociais da mulher e das vivências atuais da maternidade e e da paternidade induzem á uma prática de amamentação simbólica, isto é , com limitação de tempo e freqüência das mamadas, que geralmente leva ao desmame em poucas semanas.
A atuação e a responsabilidade dos profissionais de saúde na decisão materna de amamentar devem ter uma postura ética onde haja domínio do conhecimento e sensibilidade de escuta realmente efetiva.

FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO

Anatomia e histologia da mama- As mamas são glândulas exócrinas túbulo-alveolares com 15 a 20 unidades lactíferas envoltas por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos. O leite é produzido nas unidades lactíferas denominadas alvéolos. Estes alvéolos são formados por pequenas glândulas secretoras , que se comunicam com a superfície através de um sistema de drenagem formado pelos canalículos e canais denominados ductos lactíferos. Ao se aproximarem da superfície os ductos se dilatam formando as ampolas ou seios lactíferos, onde o leite é armazenado, que por sua vez vão abrir-se no mamilo através dos poros mamilares. Tanto o mamilo como a aréola são profusamente inervados , fator importante no desencadeamento dos reflexos da descida do leite.

Processo hormonal da lactação- Durante a gravidez as glândulas mamárias se preparam para lactar, aumentando seu volume através da ação de hormônios, principalmente estrógeno e progesterona. Mas, só após o nascimento, com a expulsão da placenta, cessa o efeito inibitório desses hormônios sobre a prolactina que é o hormônio responsável pela produção do leite.
Ao sugar a mama o recém-nascido estimula as terminações nervosas do mamilo, enviando um estímulo a hipófise, cujo lobo posterior libera a ocitocina. Este hormônio atua sobre as células mioepiteliais que envolvem os alvéolos, provocando o reflexo da ejeção ou “descida” do leite. A ocitocina também é responsável pela contração do útero, acelerando sua involução e, portanto, diminuindo o sangramento pós-parto. Devido a estas contrações algumas mães queixam-se de cólicas durante as mamadas nos primeiros dias de lactação.
O leite produzido pela mediação da prolactina acumula-se no intervalo das mamadas- leite anterior- e corresponde a um terço do leite total produzido durante pela ocitocina, ocorre a pressão das células mioepiteliais sobre as células lactíferas, provocando a ruptura de suas membranas. Assim , o conteúdo destas células passam para os ductos, fazendo com que este leite- leite posterior seja mais rico em lípides, apresentando uma maior consistência e um maior teor de energia.


LEITE HUMANO

A partir do segundo trimestre da gestação , a glândula mamária da mulher tem atividade suficiente para produzir leite,que nesta fase e até os primeiros dias após o parto é denominado colostro. Inicialmente branco amarelado e bem espesso, torna-se ao final da gravidez mais fluido e após o parto mais abundante. Geralmente , entre o segundo e quarto dia do puerpério, tem inicio a produção do leite, ás vezes excessiva, assinalada pelo ingurgitamento dos seios . O colostro evolui para leite maduro entre três e 14 dias após o nascimento.
A composição do colostro difere da do leite maduro nos seguintes aspectos: contém o dobro de proteínas,sendo mais albumina e globulina, menor conteúdo de lactose e gordura , maior concentração de sais minerais ,fatores de crescimento e fatores imunológicos, principalmente a imunoglobulina A secretora. Esta imunoglobulina tem grande importância na formação de uma barreira na mucosa gastrointestinal que impede a penetração de microorganismos.


O ALEITAMENTO MATERNO

Entendendo que o conhecimento sobre a amamentação não é inerente á mulher, ou seja . ele tem que ser adquirido através da cultura, das experiências e das informações, o pré natal é um período de importância para sensibiliza-la e prepará-la para o ato amamentar.
No pré-natal devem ser enfatizados positivamente os aspectos nutricionais e as vantagens do aleitamento materno. O exame das mamas é parte indispensável da atenção pré-natal ás gestantes. Mamilos pseudo-invertidos ou planos podem se tornar adequados após exercícios e manobras de tração.
A mãe deve ser orientada a deixar que a criança sugue em livre demanda, isto é, quando manisfestar fome através do despertar do sono, do choro ou do movimento da busca do seio. A duração da mamada nos primeiros dias pode ser limitada a 10 a 15 minutos com mamadas mais freqüentes para evitar traumas mamilares. Nos primeiros cinco e oito minutos a criança retira em torno de 80% a 90%por cento do leite. A mãe deve ser encorajada a amamentar o recém-nascido imediatamente após o parto. Poderá precisar de auxilio para iniciar a lactação e encontrar uma posição confortável para ambos, mãe e filho. O contato intimo entre os dois logo após o nascimento, alem de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo, também ajuda na adaptação da criança ao novo meio ambiente, favorecendo a colonização da pele e do trato gastrointenstinal por microorganismos da mãe, os quais tendem a ser não patogênicos e contra os quais o leite materno possui anticorpos.
Para manter amamentação com sucesso, devem ser eliminados, na medida do possível, fatores que diminuam a duração, eficiência e freqüência sucção pelo lactente. Estes fatores incluem a limitação do tempo da mamada, horários fixos, posicionamento incorreto, uso de objetos orais( bicos, chupetas), fornecimento de líquidos como água chás soluções açucaradas e outros leites. O uso de bico ou chupeta é tema controverso, dado a estrema difusão em nosso meio.São aspectos desfavoráveis as possíveis ocorrências de desmame precoce, otite média aguda, de contaminação e de episódios diarréicos infecciosos, assim como de má oclusão dentaria. Entretanto a mãe deverá ser ouvida para expor suas razões em relação ao uso do bico, cabendo ao profissional de saúde agir com bom senso.


ORDENHA E ARMAZENAMENTO DO LEITE MATERNO

Em algumas situações, está indicada a ordenha do leite humano: na prevenção e cuidados com o ingurgitamento mamário, para as mães de recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso ou bebês internados e mesmo aquelas mães que trabalham fora de casa e querem deixar seu leite pra ser dado ao bebê.
A técnica de coleta e a estocagem do leite devem garantir sua qualidade higiênica e a manutenção de suas propriedades nutricionais e imunológicas. A ordenha pode ser realizada através da sucção por bomba elétrica ou pela expressão manual das bombas. Uma vez coletado, o leite humano deve ser usado cru, sem sofrer processo de esterilização como a fervura ou a pasteurização. Deve ser estocado em baixas temperaturas para evitar o crescimento bacteriano.



POSSIVEIS CONTRA INDICAÇÕES Á AMAMENTAÇÃO


Infecções maternas bacterianas como, por exemplo, de parede abdominal, da episiorrafia, mastites, infecções urinárias e outras que não comprometam o estado geral da mãe, em principio, não devem ser indicação de suspensão do aleitamento materno, mesmo que temporário. Nestes casos, a criança está colonizada pela bactéria da infecção materna e através do colostro ou do leite maduro recebe elementos de defesa humoral e celular. A amamentação cruzada está contra indicada, isto é , uma mãe não deve amamentar o filho de outra , porque pode ocorrer , por exemplo, a transmissão do HIV através do leite. Em algumas situações especiais e infrequentes a amamentação não pode ou não deve ocorrer.

Situações ligadas á mãe:


§ A mulher que expressar o desejo de não amamentar e após ser ouvida e aconselhada ainda mantiver tal desejo, deve ser respeitada.
§ Doenças maternas como doenças cardíacas , renais, pulmonares ou hepáticas graves, uso de drogas incompatíveis com amamentação, psicose e depressão pós parto que não respondem á terapêutica e em que há riscos de vida para a criança.
§ Em mães portadoras do HIV, independente de manifestação clínica contra indica-se a amamentação , até que novos conhecimentos indiquem sua segurança e benefício.
§ Nas mastites acentuadas, com sofrimento para a mãe á sucção , pode estar indicada a suspensão temporária.


Situações ligadas á criança:


§ Recém nascido pré-termo e de baixo peso que não suga e não deglute sincronicamente deve ser alimentado com o leite ordenhado da própria mãe e de preferência cru.
§ Galactosemia, um distúrbio hereditário envolvendo o metabolismo da lactose , pode manifestar-se poucos dias após o nascimento por vômitos e diarréia , decorrente da ingestão de leite humano ou de vaca. Se não tratada , evolui rapidamente com déficit de crescimento, hepatomegalia, ascite e catarata.

ASPECTOS EMOCIONAIS:


A decisão de amamentar é um processo que se define nos primeiros dias após o parto , mas seguramente é construído ao longo da vida da mulher. A paternidade responsável certamente ajudará na tarefa de conduzir a amamentação . O desejo da gravidez e de cuidar e amamentar o filho é uma experiência que se espera compartilhada . A relação intima da mulher com seu filho na gestação é alterada quando ela é separada de seu filho imediatamente após o parto. No período imediato ao parto , chamado de sensitivo, ocorrem os primeiros e marcantes contatos dos sentidos do olhar , do cheirar e do tocar da mãe com seu filho. O amamentar parece ser a forma como o filho e sua mãe atingem o máximo contato. Assim, o desejo e o prazer se sustentam neste ato. A separação por tempo prolongado nos primeiros dias pode refletir no comportamento evolutivo, alterando o nível da relação afetiva(apego) e dos cuidados maternos.
A mãe que amamenta mantém níveis altos de hormônios como a prolactina e a ocitocina que provocam mudanças fisiológicas certamente acompanhadas de efeitos psicológicos.Para a criança o amamentar não é apenas a satisfação de sua fome, mas também um momento de prazer, através do contato corporal com a mãe.



DROGAS E LACTAÇÃO


Medicamentos(drogas) administrados á mãe , através de sua excreção pelo leite, podem afetar desfavoravelmente o lactante. Embora, na maioria dos casos, a dose eliminada pelo leite seja insuficiente para causar efeitos farmacológicos na criança, há situações em que esses efeitos ocorrem, trazendo risco para a criança. O principio fundamental da prescrição de medicamentos para mães em lactação baseia-se principalmente no risco verso benefício.
Alguns aspectos práticos para prescrição de drogas em mães durante a lactação são os seguintes.
§ Questionar se a terapêutica é necessária e indispensável. Neste caso, a consulta entre o pediatra , obstetra ou clinico é muito útil.
§ Utilizar drogas sabidamente seguras para a criança , de menor efeito colateral. Em geral drogas amplamente usadas em crianças são aceitáveis para o uso materno durante a lactação.
§ Em caso de risco para o lactente , fazer dosagens laboratoriais para determinar os níveis plasmáticos no lactente e avaliação clínica.
§ Programar o horário de administração da droga á mãe , evitando que o pico do medicamento no sangue e no leite materno coincida com o horário da amamentação.
§ Evitar drogas de ação prolongada pela maior dificuldade de serem excretadas pelo lactente.




O PROCESSO DE DESMAME



Desmame é o processo pelo qual se introduz progressivamente a dieta habitual da família, para complementar ou substituir o leite materno, até então a única fonte de nutrição da criança. O período que vai desde a introdução de novo alimento até a suspensão completa do aleitamento materno é chamado de “período de desmame”.
Até há 100 anos , o tempo considerado próprio e culturalmente aceito para o desmame compreendia o seu inicio após doze meses e o termino até três anos de idade da criança. De lá para cá , este tempo foi diminuindo gradativamente até chegar a quatro a seis meses , idade sugerida atualmente para o seu inicio. O desmame é um processo contínuo e delicado na vida da criança, devendo , se possível, evoluir até o final do primeiro ano de vida.A época do término do período de desmame deve ser uma decisão da mãe e de seu filho. Em algumas comunidades é necessário o prolongamento da amamentação até o segundo ano de vida, pois pode representar até um terço da energia e da necessidade protéica da criança.
Em circunstâncias onde o desmame precoce pode ocorrer, principalmente quando a mãe passa a trabalhar fora de casa , indica-se o uso de copo e colher para a introdução de frutas e comida de sal, evitando-se assim o uso de mamadeira e possibilitando a manutenção do aleitamento materno por tempo mais prolongado. O desmame deve ser feito com cuidado, pois poderá dar inicio a uma má nutrição por déficit (desnutrição) ou por excesso( obesidade), com conseqüências danosas a médio e longo prazo. Nas populações mais pobres , devido á exposição contínua a infecções e infestações, ele pode determinar agravamento da desnutrição e maior morbimortalidade.
Uma das finalidades do desmame é a introdução de alimentos ricos em ferro e, por isso , deve ser iniciado por volta dos cinco a seis meses de idade , quando a reserva de ferro da criança , feita no último trimestre de gravidez, pode estar se exaurindo. Além disto,esta é a época de inicio da dentição , quando se desenvolve a necessidade natural de mastigar e morder e quando o aparelho digestivo da criança está mais capacitado a receber alimentos novos. Crianças em aleitamento artificial podem necessitar mais precocemente da introdução de frutas e refeição de sal .

Dez passos para o sucesso do aleitamento materno

1 PASSO- Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno , que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de saúde.
2 PASSO- Treinar toda equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3 PASSO- Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.
4 PASSO- Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 PASSO- Mostrar ás mães como amamentar e como manter a lactação , mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 PASSO- Não dar a recém –nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico.
7 PASSO- Praticar o alojamento conjunto, permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 PASSO- Encorajar o aleitamento materno sob livre demanda
9PASSO- Não dar bicos ou chupetas a crianças amamentadas ao seio
10 PASSO- Encorajar a formação de grupos de apoio á amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, logo após alta do hospital ou ambulatório.




ACÕES DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO


A OMS e o UNICEF promovem o programa Iniciativa Hospital Amigo da Criança , que consiste na mobilização de profissionais de saúde para mudanças em rotinas e condutas em maternidades e hospitais , visando prevenir o desmame precoce.As ações visam estimular os hospitais e maternidades no país a se tornarem ‘’amigos da criança” são coordenados pelo programa nacional de incentivo ao aleitamento materno(PNIAM) coordenação de saúde materno-infantil do ministério da saúde e UNICEF. Em diferentes países , estudos científicos e experiências comprovam e atestam o impacto positivo do trabalho desenvolvido pelos hospitais amigos da criança, refletindo no aumento significativo das taxas de incidência e duração do aleitamento materno, bem como na qualidade da assistência prestada á mãe e ao recém –nascido.
Além dos dez passos para o sucesso da amamentação , outras estratégias devem ser consideradas: melhores condições de assistência ás gestantes no pré-natal, redução dos partos cirúrgicos, garantia aos recém-nacidos que necessitam de internação de receberem leite da própria mãe ou do banco de leite humano,cumprimento e adequação do amparo legal ás gestantes e nutrizes , garantia de creche no local de trabalho em instituições onde existem mais de trinta mulheres em idade fértil, adequada fiscalização da norma brasileira para comercialização de alimento para lactentes.
Fundamentalmente, é preciso não responsabilizar as mães por insucessos na sua






gravidez, parto ou lactação.Lembrar que o sucesso na amamentação está subordinado ao diálogo entre suas crenças e saberes e os conhecimentos científicos dos profissionais de saúde.






Importância do leite materno.
O leite materno é o principal alimento do bebê e deve ser o único nos 6(seis) primeiros meses de vida. O primeiro leite, viscoso e amarelado, é chamado de colostro.
Mesmo produzido em quantidades pequenas, é riquíssimo por suas propriedades nutritivas e de defesa (anticorpos) altamente concentrados.
Durante as primeiras 48 horas após o parto,pode parecer que a mama não esteja produzindo quantidade suficiente para o bebê.
Não precisa se preocupar, esta pequena quantidade de colostro é suficiente neste período.
No terceiro dia após o parto, começa a produção e ejeção (descida) do leite propriamente dito. Não se impressione com a aparência do leite. Qualquer que seja seu aspecto, ele é bom!
Vejamos porque o leite materno é o melhor e o mais puro alimento:
Este leite contém vitaminas, minerais,gorduras,açúcar,proteínas,todos apropriados para o organismo do bebê.
Possui mais de 150 substâncias com as nutritivas e as de defesa, que não se encontram no leite de vaca (em pó ou natural) ou de qualquer outro animal.
Só ele tem uma substância especial que ajuda o cérebro a se desenvolver, favorecendo a inteligência da criança no futuro.
Apesar do leite da mãe ser mais transparente e fino, ele é mais forte do que todos os outros leites. O leite materno é um leite vivo,uma verdadeira transfusão de saúde.
A digestão do leite materno é mais fácil, o aproveitamento é melhor.Por isso é que seu bebê mama mais vezes e por mais tempo.
Além de ter as substâncias nutritivas na quantidade e na qualidade certa para o bebê, está sempre na temperatura ideal, não azeda, não traz perigo de o bebê sugar depressa demais e se afogar como acontece com a mamadeira. Também tem a vantagem de não precisar ser comprado.
É o único capaz de proteger o bebê de infecções como: gripe, paralisia infantil, alergia e ainda evita a diarréia que pode causar a desnutrição.
O ato de sugar o peito da mãe desenvolve a arcada dentária do bebê, por causa da forma e consistência da mama.
Amamentar é também um ato de amor; dar leite é dar carinho, é dar amor.
Nenhum vidro ou plástico (mamadeira ) pode substituir esse calor, esse contato íntimo que dá ao bebê segurança, tranqüilidade e felicidade . Sob o ponto de vista emocional, o carinho e a segurança são muito importantes para a formação da personalidade sadia.
O leite materno protege os bebês de doenças que podem causar desnutrição e dificuldades de aprendizagem e audição. Além disso, a amamentação incrementa o desenvolvimento do cérebro e a capacidade de aprendizagem,já que os ácidos graxos especiais deste tipo de leite levam a coeficientes intelectuais mais alto e melhoram a percepção visual. O leite materno assegura , ainda, uma interação frequente e expõe o bebê à linguagem, ao comportamento social positivo e a estímulos importantes.
Desde o tempo das cavernas,
as mulheres amamentam seus filhos. O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos. Tem todas as vitaminas e proteínas, protege contra doenças e é feito "na medida" de cada mãe para o seu bebê.





Instruções sobre a retirada do leite do peito.
A retirada e/ou extração do leite do peito pode ser feita com a mão ou com auxílio de bombas (manuais e/ou elétricas).
A extração manual é a maneira menos traumatizante, menos dolorosa, mais econômica e eficaz de uma mãe retirar o leite do seu peito.Esta maneira também é mais conveniente pois pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar.
É muito importante que todas as mães aprendam logo a extrair seu próprio leite.
1-Quando a extração manual é indicada?
Mães com engurgitamento mamário (mama empedrada).
Mães de recém-nascidos prematuros e/ou de alto risco que tenham que ficar separadas dos seus filhos. Nestes casos a mãe deve iniciar a extração manual nas Primeiras SEiS Horas Após O Parto e manter de 7 a 8 vezes por dia, durante 20 minutos em cada mama.
Mães com mastite e/ou fissuras acompanhadas de sangramento e de dor intensa.
Mães que trabalham fora e necessitam se afastar de seus filhos.
Mães que querem doar seu leite.
Outras situações.
2-Como extrair o leite manualmente?
Em primeiro lugar é importante que a mãe se sinta tranqüila, capaz, segura e confiante.
Lavar bem as mãos com água e sabonete antes de iniciar a operação.
As unhas devem estar bem limpas e de preferência curtas.
Preparar um frasco limpo, com boca larga e com tampa plástica para armazenar o leite retirado.O frasco e a tampa devem ser cuidadosamente lavados com água fervente.
Procurar uma posição confortável, com ombros relaxados, discretamente inclinados para frente, trazendo o fraco bem próximo à mama.

Evitar de conversar durante a extração para que o leite não seja contaminado com a saliva.
De preferência usar máscara.
Colocar o dedo polegar e indicador em forma de "C" sobre a aréola, de modo que o polegar fique na parte acima do mamilo e o indicador abaixo.
Fazer pressão para dentro,em direção ao tórax, apertando firme todos os reservatórios de leite localizados sob a aréola (em cima embaixo e laterais).
O tempo para a retirada adequada do leite varia de mãe para mãe, de acordo com a situação de cada uma. Pode demorar de 20 a 30 minutos como também mais de uma hora.
3-Como armazenar o leite retirado?
O leite deve ser armazenado em frasco limpo conforme já mencionado.
Não encher o frasco até a borda. Ele poderá estourar quando congelado pelo aumento do volume do leite.
O frasco deverá ser identificado com o nome da mãe, a data de coleta, tipo de extração e a idade do leite (que é igual a idade do bebê).
Ao terminar a ordenha, fechar o frasco e/ou:
· deixar na temperatura ambiente por até 6 horas;
· depositar no refrigerador (geladeira) por 24 horas;
· no congelador por 10 dias;
· no freezer por 15 dias;
· se for pasteurizado, armazenar no freezer por 6 meses.
A mãe pode continuar amamentando seu filho com o leite do peito mesmo quando estiver trabalhando fora de sua casa.
No trabalho arranje um tempo para retirar o leite com a mão,colocando-o num frasco que deverá ser armazenado em geladeira ou em recipiente de isopor.Assim a mãe aumenta a produção de leite e permite que seu filho seja alimentado da melhor maneira durante a sua ausência.
A pessoa que cuida do bebê deve aquecer o leite em banho-maria, sem nunca deixar ferve, assim o leite ficará morno como o que sai direto do peito.
É importante que este leite seja oferecido em xícara,copinho ou colherinha,pois o bico da mamadeira pode confundir a sucção do bebê (além de facilitar a contaminação por bactérias).


Quando, como e onde amamentar.
Quanto mais cedo após o parto acontecer a primeira mamada, maior a chance de ser bem sucedida. de preferência, deverá ser já na primeira meia hora após o parto.
O bebê deve ser amamentado todas as vezes que manifestar vontade. Não deverá existir horário rígido e nem fixo. Quem faz o horário é o bebê, não o relógio.
No inicio o bebê solicitará com maior frequência, estabelecendo com o tempo seu próprio ritmo.
Quanto mais tempo o bebê for amamentado, melhor: o ideal é até o sexto mês como alimento único, isto é, sem chás, sem sucos, sem sopinhas,sem água.
A partir daí poderão ser incluídos outros alimentos conforme orientação médica.
O bebê deve ser amamentado em ambiente sossegado, de temperatura agradável com luz moderada.
Ao oferecer a mama ao bebê deixe que ele mame até saciar a vontade.No inicio da mamada é para matar a sede do bebê,e o restante contém gordura e alimenta o bebê.
Uma Boa Posição e a Boa Pega, são fundamentais para o sucesso da amamentação. Veja algumas "dicas" abaixo :
As roupas da mãe e do bebê estão apropriadas, sem restringir movimentos, permitindo que os dois fiquem próximos, corpo a corpo.
A mãe está em Posição Confortável, ombros relaxados, não curvados para trás nem para frente e bem apoiada.
Todo o corpo do bebê está encostado no da mãe e de frete para ela BARRIGA COM BARRIGA.
O braço inferior do bebê está para traz na cintura da mãe.
O queixo do bebê está ENCOSTADO na mama.
A boca do bebê está BEM ABERTA.



A boca do bebê COBRE TODA OU QUASE TODA A ARÉOLA (parte mais escura da mama).
O lábio inferior do bebê está VIRADO PARA FORA. O bebê dá algumas mamadas fortes, dá uma pausa, suga novamente e pára, e assim por diante.
Quando o bebê está mamando em BOA POSIÇÃO e fazendo uma BOA PEGA, a mãe NÃO SENTE DOR no mamilo.
.
É Importante Lembrar:

1- O leite materno é o melhor e o mais completo alimento para o bebê. Nenhum outro alimento é necessário durante os primeiros seis meses de vida.
2- O bebê deve começar a mamar imediatamente após o nascimento. Praticamente todas as mães podem amamentar seus bebês.
3- O aleitamento materno estimula maior produção de leite. O bebê deve sugar o peito com frequência para estimular a produção de leite em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
4- O aleitamento materno ajuda a proteger o bebê e a criança pequena contra doenças perigosas. Ouso da mamadeira pode causar doenças graves e morte.
5- Por volta dos seis meses de idade, a criança necessita de uma variedade de alimentos adicionais, mais o aleitamento deve continuar até o segundo ano de vida do bebê e, se possível, por mais tempo ainda.
6- O aleitamento materno exclusivo garante à mãe uma proteção de 98% contra a gravidez durante seis meses após o parto-se o bebê for amamentado no peito.









CONCLUSÃO


Através deste trabalho , foi possível verificar a necessidade e a importância do leite materno, ele fornece não só os nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança mas também é o único capaz de proteger o bebê de infecções: gripe, paralisia infantil, alergia e ainda evita a diarréia que pode causar a desnutrição.
Além disso, amamentar é um ato de amor, pois é durante o período de amamentação é que a mãe estabelece um íntimo contato com seu filho, lhe dando todo amor e afeto que o recém- nascido tanto necessita , para crescer um adulto saudável com uma personalidade sadia.
´É papel dos profissionais de saúde auxiliar as mães ensinando-as a importância de amamentar seus filhos , os cuidados a serem tomados, e como o contato entre mãe e filho é importante para o desenvolvimento de seus filhos.

















BIBLIOGRAFIA


Pediatria Ambulatorial, Emilio leão, Edison José Corrêa, Marcos Boráto Viana, Joaquim Antônio C. Mota.
3 edição
COOPMED-Editora médica-1998

Pesquisa em web site
Aleitamento Materno, página em construção 27/11/2000
Órbita.starmedia.com/aleitamento.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui