Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas--> -- 23/06/2006 - 10:13 (maria da graça almeida) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“Tô” fora!
maria da graça almeida

O espírito não envelhece tão rapidamente quanto a matéria, porém se possível fosse, tentaríamos envelhecê-los juntos, de mãos dadas.
Pobres dos "experientes” que se vangloriam por considerarem seu espírito jovem. Estes, com a chegada da “decadência” física, ainda sofrem mais do que os que assumem a idade por dentro e por fora.
Não vejo vantagem nenhuma ao ouvir de alguém: tenho muita idade, mas meu espírito ainda é adolescente...
Azar o seu!- penso imediatamente.
De que adianta ter um espírito jovem, aprisionado num corpo cheio de limitações?
De que adianta ter o espírito jovem e não poder: correr, pular, dançar a dança da moda, ter a convicção que não é de bom tom espiar pelo buraco da fechadura, nem escovar os dentes com os dedos?
De que serve a jovialidade espiritual, se aos "experientes" não é permitida a expressão de súbitos desejos, de pueris vontades, assim como saltar pela rua num pé só, chutar as pedras das calçadas? Bem, a não ser que quisessem passar por caducos ou malucos.
Para que serve esse tal do espírito adolescente se a visão não mais contribui para a leitura de um bilhete carinhoso?
Por que enaltecer o espírito-menino quando não mais se conta com boa audição para ouvir um hino ao amor?
Valha-me Deus.
Bom seria envelhecer conjuntamente, corpo, vaidade, expectativas, capacidade de amar, necessidade de novas experiências. Seria providencial! Tudo à sua hora, ao seu tempo. Aí não se teria impressão de caminhar para frente, com a cabeça voltada para trás. Aí se teria a conformação de envelhecer harmoniosamente e, no envelhecimento, a conquista de um novo lugar ou a certeza de uma aquisição invulgar, intransferível e necessária.

Espírito jovem? “Tô” fora!
Meu espírito tem, no mínimo, a idade do meu nascimento, ou muito, muito, muito mais...
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui