Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->FITOFOTODERMATOSE - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:28 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informe Técnico: FITOFOTODERMATOSE
Data: 30/09/2004
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
5º Período
Matéria: Fundamentos de Pediatria
Professor Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Patrícia Monteiro Guerra

A Fitofotodermatose é uma inflamação da pele causada pelo contato com alguns vegetais ou frutas cítricas durante a exposição ocupacional ou recreativa á luz solar. Essa resposta inflamatória é uma reação fototóxica aos compostos químicos, fotossensibilizantes presentes em frutas cítricas e vegetais tais como: limão, tangerina, laranja, lima, figo, manga, verduras e plantas (aipo, coentro, cenoura, erva-doce, salsa, nabo). O sumo da casca de limão é uma causa freqüente e muito comum em garçons que expõem ao sol nos bares ao ar livre durante a preparação de sucos ou bebidas com uso do limão. Devido ao contato com a radiação solar, há a produção de fotodermatite, seguida do estímulo à produção de melanina. A erupção geralmente se inicia um dia após o contato e a exposição á luz solar. Começa com máculas eritematosas de contornos irregulares e formas bizarras, que evoluem para lesões hiperpigmentadas, principalmente nas áreas expostas, como face, tórax, mãos e pernas. Ocasionalmente há a formação de bolhas, que podem sofrer infecção secundária. Pode haver uma sensação de ardor nas fases iniciais.
Acomete pessoas de pele parda ou negra em todas as idades, podem desenvolver apenas pigmentação escura maculosa, sem eritema ou lesões bolhosas. As lesões ocorrem comumente nos meses de verão nas latitudes setentrionais ou durante todo o ano nos climas tropicais.
A evolução da FFD é aguda, autodelimitada, com regressão espontânea total da hiperpigmentação em quatro a seis semanas, sem deixar cicatriz.Pode haver recidiva com reexposição. O tratamento praticamente não influência a
evolução natural da doença. São desnecessários exames complementares, pois é firmado facilmente se o padrão for reconhecido e a história detalhada for obtida.
O tratamento é desnecessário nas formas apenas pigmentadas. Pode ser útil o uso de fotorreceptores, de uso tópico como: cremes de corticóides associados ou não a antibióticos, principalmente quando houver bolhas na fase aguda.
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
*LOWY, Gabriela; ALONSO, Fausto J. Forin; CESTARI, Silmara C.P; CESTARI, Tânia Ferreira; OLIVIRA, Zilda Najjar P. Atlas de Dermatologia Pediátrica. Editora Medsi, 2000.
*FITZPATRICK,Thomas B;JOHNSON , Richard Allen; WOLFF, Klaus;SUURMOND, Dick. Dermatologia Atlas e Texto. Mc Grawltill. 4ª Ed. *FERREIRA, A. Walter; ÀVILA, Sandra L.M. Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas e Auto-Imunes.Guanabara Koogan. 2ª Ed.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui