Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->NEVUS - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:35 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: MÁ FORMAÇÃO VASCULAR . NEVUS - DATA:11.10.2004
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
5º período
Matéria: Fundamentos de Pediatria
Prof. Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim Discente: Dolores de Aguiar Figueiredo

MÁ FORMAÇÃO VASCULAR - NEVUS

Trata-se de uma alteração congênita caracterizada por manchas ou tumorações, originadas de má formação vascular.
Sua origem é decorrente de erro na morfogênese vascular, composto de células endoteliais maduras que nem proliferam nem involuem.
Clinicamente caracteriza-se por dois tipos, a mancha salmão e a mancha “vinho-do-porto” que é a mais típica.
A mancha salmão caracteriza-se por lesão única ou múltipla, de cor rósea ou avermelhada, de localização preferencial na nuca, pálpebras, glabela e região naso-labial. Essas lesões são presumivelmente compostas de capilares dérmicos ectásicos, que representam a persistência dos padrões de circulação fetal na pele. A maioria regride espontaneamente no primeiro ano, sendo que as lesões das pálpebras podem regredir mais rapidamente do que as da glabela e estas de forma mais rápida do que as localizadas na região da nuca, que podem em até 50% dos casos persistir até a idade adulta. É a lesão vascular mais comum na infância, estando presente ao nascimento em 40% dos recém nascidos. Já a mancha “vinho-do-porto” caracteriza-se por uma mácula bem delimitada de coloração rósea ou vermelha e superfície lisa na infância, tornando-se vermelho azulada, geralmente unilateral e segmentar, respeitando a linha média do corpo ou, quando bilateral, seguindo a distribuição de um ou mais dermátomos. Localiza-se em qualquer região do corpo, sendo mais frequente na face e pescoço. Crescem em proporção com o crescimento da criança, não involuem espontaneamente. Presente ao nascimento em 0,3% dos recém-nascidos.
Síndromes associadas seriam Sturge-Weber que trata-se da mancha “vinho-do-porto”na face, seguindo o trajeto do primeiro e segundo ramos do trigêmeo, e a Klippel-Trenaunay como uma mancha “vinho-do-porto”extensa e varicosidades associadas a hipertrofia óssea e de partes moles, geralmente no membro inferior.
O tratamento para mancha salmão é desnecessário na maioria dos casos. Lases com absorção seletiva para oxiemoglobina, nos casos persistentes. Já para mancha “ vinho-do-porto” o tratamento é a laser com absorção seletiva para oxiemoblogina.

Mancha “vinho-do-porto”

Referência bibliográfica:
LOWY, Gabriela; ALONSO, Fausto J. Forin; CESTARI, Silmara C. P.; OLIVEIRA, Zilda Najjar P. Atlas de Dermatologia Pediátrica. Ed..MEDSI, 2000.
LEAO, Ennio; CORRÊA, Edison José; VIANA, Marcos Borato; MOTA, Joaquim Antônio C. Pediatria Ambulatorial. Ed Coopmed. 3ª ed. Belo Horizonte, 1998.
http://dermis.multimedica.de/doia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui