Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PROPOSTA DE JOÃO FERREIRA/JAN MUÁ À CARTA-CONVITE -- 13/01/2002 - 19:31 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROPOSTA-RESPOSTA DE JOÃO FERREIRA/JAN MUÁ À CARTA-CONVITE ENVIADA PELO DOMINGOS

Meu caro Domingos

O prazo de entrega de observações à sua Carta-Convite para Proposta de mudanças no site Usinadeletras está expirando e não quero deixar de participar.
Embora gostasse de comentar todo o seu projeto, tenho apenas tempo de dar uma opinião sobre como eu organizaria titularmente o índice de endereços do Site.
Ao fazer minha proposta, sinteticamente, faço adesão àquilo que me parece claro e indiscutível para orientação dos autores. E discuto e proponho que se desfaçam os itens “ambíguos” ou “Vagos”, em conciliatória avaliação do conjunto. Dentro destes princípios apresento minha sugestão que divido em três pontos.

A-ENDEREÇOS DA LISTAGEM ATUAL E OFICIAL DO SITE USINADELETRAS
1.Artigos
2.Cartas
3.Contos
4.Cordel
5.Crônicas
6.Discursos
7.Ensaios
8.Erótica
9.Frases
10.Humor
11.Infantil
12.Infanto-juvenil
13.Letras de música
14.Peças de teatro
15.Poesias
16.Quadro de avisos
17.Redação
18.Roteiro de filme ou de novela
19.Teses e Monólogos
20.Textos jurídicos

OBSERVAÇÂO
Os títulos que acho problemáticos, ambíguos ou vagos são os de nn. 6, 17 e 19. O de n. 20 acho dispensável.


B- REFORMA DA LISTAGEM DE ENDEREÇOS DO SITE USINADELETRAS, COM O CORTE DE TÍTULOS VAGOS E AMBÍGUOS E COM A AMPLIAÇÃO DE OUTROS ENDEREÇOS OBJETIVOS

Discussão preliminar

1. DISCURSOS. Este endereço deve ser retirado. É vago.
Justificativa. É ambíguo um endereço destes, pela simples razão de que “todo o texto escrito é um discurso”. Todos os endereços citados são discursos.
2.REDAÇÃO. Este endereço deve ser retirado. É vago
Justificativa. É ambíguo este título pois “redação” é apenas o meio para chegar a uma escrita. Todos os endereços passam pela “redação”. Portanto, qualquer texto é redação.O termo redação dilui-se em todos os gêneros escritos.
3.MONÓLOGOS. Um endereço com este título não teria autonomia. Existem monólogos inseridos em contextos. O “monólogo interior”, por exemplo. Poderia até ser um gênero, mas não é praticado. Um “monólogo” é um discurso voltado unicamente para o sujeito enunciador, para o sujeito que fala. Pode ocorrer num poema, por exemplo e vai ser inscrito em “poesias”; pode ocorrer em teatro e vai ser inscrito em “Peça de teatro”,e por aí adiante...


C- LISTAGEM FINAL, JÁ SUBMETIDA Á MINHA CRÍTICA


Artigos
Cartas
Comentários técnicos
Contos
Cordel
Crítica Literária
Crônicas
Dissertações e Teses acadêmicas
Ensaios
Erótica
Frases
Humor
Infantil
Infanto-Juvenil
Letras de Música
Monografias
Peças de Teatro
Poesias
Quadro de avisos
Roteiro de filmes ou de Novelas


OBSERVAÇÕES FINAIS.
1.O endereço que vem na proposta do Domingos com o título de Monografias, teses ou Monólogos (Grupo O), eu a desdobraria em Monografias de um lado e Dissertações e teses acadêmicas de outro, eliminando “Monólogos” pelas razões que já apresentei.
2.O endereço para Textos técnicos (Grupo P) fica complicado como está. Primeiro é complicado imaginar o que pode sair dessa amálgama de Direito, Economia, Literatura, Engenharia e todas as matérias possíveis que podem aí entrar”. Sendo nosso site literário, vamos simplificar. Comentário técnico para literatura podemos faze-lo em ensaios, artigos,etc. Mas é justo que se crie um endereço para Crítica literária, em vista da necessidade de informação e crítica e da principalidade de nosso site que é voltado para as Letras, dando margem a opiniões, críticas e comentários sobre livros antigos ou novos. Isso não impede que não se crie um endereço para comentários técnicos, deixando o título em aberto, a critério dos usineiros.
3. Sobre Bate-papo.
Haveria que discutir bem o que se pretende com esse gênero. Se for um bate-papo, tipo chat para debater ao vivo assuntos literários, tudo bem. Se for um trabalho de publicação e de troca de escrita para os usineiros poderem comentar ou falar sobre matéria literária, eles já têm as seções de artigos, ensaios, cartas, entre outros, para se comunicarem.. Se for particular, têm o e-mail.


13 de janeiro de 2002
João Ferreira/Jan Muá
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 2778 vezesFale com o autor