Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10303)

Erótico (13562)

Frases (50485)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3297)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6164)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->A roseira milenar de Hilde -- 02/07/2001 - 12:54 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos











..............................................................................................................................................................................

Há mais de mil anos atrás, no inverno, Ludwig, O Devoto, caçava na região de Hilde e perdeu sua maciça e sagrada cruz, que ele amava mais que tudo. Ele mandou que seus servos a procurassem e jurou que, no lugar onde eles a achassem ele construiria uma capela.
Os criados seguiam o rasto da caça na neve e logo viram um gramado verde à distância, no meio da floresta, e nele uma vistosa roseira verde. Quando eles se aproximaram, eles notaram que a cruz perdida estava dependurada nela. Eles a levaram e informaram ao imperador sobre o lugar onde eles a tinham encontrado. Imediatamente, Ludwig ordenou que fosse construída uma capela naquele lugar e que o altar ficasse onde a roseira estava.
E assim aconteceu, e até hoje a milenar roseira fica verde e floresce sobre a abside da catedral e é cuidada por um homem designado especificamente para isto. As hastes e os ramos do arbusto já modificaram até mesmo os primeiros jugos da abóbada de claustro.
***
Als Ludwig der Fromme vor mehr als tausend Jahren zur Winterszeit in der Gegend von Hildesheim jagte, verlor er sein mit Heiligtum gefülltes Kreuz, das ihm vor allem lieb war. Er sandte seine Diener aus, um es suchen zu lassen, und gelobte, an dem Ort, wo sie es finden würden, eine Kapelle zu bauen.
Die Diener verfolgten die Spur der Jagd im Schnee und sahen bald aus der Ferne mitten im Wald einen grünen Rasen und darauf einen grünenden wilden Rosenstrauch. Als sie näher kamen, bemerkten sie, daß das verlorene Kreuz daran hing. Sie nahmen es und berichteten dem Kaiser, wo sie es gefunden hatten. Sogleich befahl Ludwig, an dieser Stätte eine Kapelle zu erbauen und den Altar dahin zu setzen, wo der Rosenstrauch stand.
Das geschah, und bis auf die heutige Zeit grünt und blüht der tausendjährige Rosenstrauch um die Apsis des Domes und wird von einem eigens dazu bestellten Manne gepflegt. Die Äste und Zweige des Strauches haben sogar die ersten Joche des Kreuzganges bereits umzogen.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 951 vezesFale com o autor