Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Anarquistas graças a Deus -- 27/10/2003 - 01:22 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diante dos muitos fatos relacionados com a política que temos noticia todo o dia fica quase impossível não sentir nojo da classe política que administra este país.

Vivendo numa sociedade pobre e atrasada culturalmente o mínimo que deveríamos esperar de uma classe dominante intelectualmente e que teve melhores oportunidades é que os nossos dirigentes pudessem dar uma condição mais humana para o povo que habita essa terra.

E o que vemos é justamente a antítese de tudo isso, os políticos são extremamente individualistas e corporativistas, são escravos de lobbys e membros de partidos com ideologias que nunca são seguidas, além de clientelistas e agirem em beneficio próprio ou de acordo com os interesses daqueles que fazem parte de seus interesses

Existem casos como o do deputado federal e de grande influência na esfera política brasileira Inocêncio de Oliveira que mantinha trabalho escravos em uma de suas fazendas ou de Jader Barbalho que mesmo depois de ter sido indiciado (e até preso) por ter desviado dinheiro da Sudam foi eleito como deputado federal.

Fica claro que o nosso povo não é só miserável por não ter uma vida digna, não se alimentar de forma adequada e não receber o devido respeito, mas é miserável culturalmente e do jeito que as coisas vão sempre serão enganados pelos políticos safados que governam esse país.

Em face dessa profunda desesperança e falta de fé nessa classe, adquiri um pensamento anarquista e para não parecer simplista é bom esclarecer o que é anarquismo já que a palavra também tem uma conotação pejorativa e negativa que significa bagunça,arruaça, baderna.

Anarquismo é uma concepção política e social que se baseia na rejeição de qualquer tutela governamental administrativa e religiosa.Com a extinção das classes sociais e da dominação do homem pelo homem, atingem-se a liberdade e a iniciativa individuais.

A proposta dos anarquistas é contraditória ao sistema capitalista mas, não deve ser confundida com o individualismo porque está fundamentada na cooperação e aceitação da realidade por parte da comunidade. De acordo com os principais pensadores anarquistas, o homem é um ser que por natureza é capaz de viver em paz com seus semelhantes mas órgãos governamentais acabam inibindo esta tendência humana de cooperar com o resto da sociedade.

O grande problema dessa ideologia é que muitos anarquistas usaram de atentados terroristas para defenderem suas idéias em resposta aos abusos, perseguições e à opressão sofrida por eles e nenhuma violência é justificável seja lá qual for sua motivação.

O titulo do texto exalta e nos remete ao primeiro livro de Zélia Gatai mulher de Jorge Amado, que descrevia sua convivência na chamada Colônia da Cecília onde imigrantes fundaram uma sociedade anarquista.

D.Pedro segundo durante uma visita a Itália simpatiza-se com as idéias libertárias de um professor chamado Giovanni Rossi que defendia uma hipotética experiência anarquista em país americano, onde individualismo livre só cederia ao coletivismo se estivesse totalmente impregnado de egoísmo, onde o ideal de liberdade suporia amor livre, inexistência da propriedade privada, ausência de qualquer dogmatismo, terras são oferecidas para esses eventuais imigrantes que aceitam.

Em 20 de fevereiro de 1890 zarparam em Gênova cerca de 150 anarquistas italianos.

Chegando ao planalto dos campos gerais, instalaram-se no que seria o núcleo Cecília em

abril de 1890.

Com muito esforço e sucesso conseguiram estabelecer raízes profundas com a nova terra e a colônia só não deu certo por causa da política rural e dos impostos praticados na época e de uma doença que ceifou vidas de crianças.

Na minha opinião o anarquismo seria uma grande avanço para a humanidade embora seja tão utópico quanto o socialismo, o difícil é acreditar os nossos destinos nas mão de políticos tão mal intencionados e pouco compromissados com o verdadeiros interesses de uma nação e de seu povo.

MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui