Usina de Letras
Usina de Letras
246 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->PLANTANDO BANANEIRA... -- 10/03/2010 - 19:03 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PLANTANDO BANANEIRA...
(Por Germano Correia da Silva)


Seu Nicanor anda meio preocupado com a escassa produção de suas plantações nos últimos tempos. Já pensou até em vender sua única propriedade e levar adiante uma velha intenção de trabalhar empregado, mesmo que fosse numa daquelas fazendas vizinhas ao seu sítio.

Ele teme que com o passar dos anos seja obrigado a vender seu único ganha-pão para pagar os juros bancários dos empréstimos a que se vê obrigado fazê-lo de vez em quando.

- Na hora de emprestar o dinheiro os tais homens de paletó se fazem passar por “bonzinhos”, depois eles nem olham na nossa cara, principalmente quando não conseguimos pagar o boleto no dia do vencimento – ele comentou dia desses numa reunião sindical.

O sindicato da categoria a que ele se acha afiliado tem dito nas reuniões de rotina que nenhum trabalhador rural com terra deve submeter-se aos caprichos e às artimanhas dos magnatas do dinheiro...

Seus representantes de classe tem recomendado aos trabalhadores prejudicados algumas formas de protesto e desabafos, visando com isso pressionar os eventuais desmandos da classe capitalista.

A mais recente delas orientou a todos para comparecerem à praça onde são travadas as lutas trabalhistas de praxe e ali permanecerem de cabeça para baixo, com o corpo apoiado nas mãos e as pernas para cima, o máximo que puderem ficar.

- Aqueles que não tiverem condições de fazê-lo, devido à idade avançada ou a algum problema de saúde, deverão trazer algum membro da família para representá-los – conclamou um assessor da liderança sindical.

Desta vez Seu Nicanor não sabe o que fazer para atender o chamado do seu sindicato. Ultimamente, ele tem andado mais preocupado que antes e já tem dado muito que falar nas rodas de amigos de sua comunidade.

Há quem diga que semana passada ele foi flagrado lá no seu sítio plantando bananeira, batata, mandioca, couve-flor, entre outras espécies de ervas, tubérculos e hortaliças e, em razão disso, talvez ele não consiga ter a cabeça e demais partes do corpo em perfeitas condições de participar da assembléia do seu sindicato.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui