Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pena de Morte: Crueldade ou Justiça? -- 13/12/2003 - 21:32 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Será que a pena de morte é a solução para acabar com a criminalidade, com a violência?



Talvez seja, mas com ela muitos problemas irão surgir, como por exemplo: O que será das pessoas presas inocentemente? O Estado poderá libertá-las a tempo, antes de serem executadas de forma desumana, em nome de uma justiça tão cruel e injusta? Como este mesmo Estado indenizará as famílias dos inocentes mortos? Com dinheiro, o vil papel que corre pelo mundo, comprando tudo e todos? Será que a vida de uma pessoa pode ser trocada simplesmente por um papel?



Sabemos que muitas pessoas não dão importância à liberdade, vão presas mais de três vezes e ainda insistem no erro. Mas isso seria motivo para que a pena de morte fosse utilizada em massa?



Os Estados Unidos, por exemplo, adotaram a pena de morte e nem assim acabaram com a violência. Foram 85 executados no ano passado e há mais de 142 aguardando sentença favorável no corredor da morte...E os números da violência, pelo menos nos principais Estados da Federação, estão em via ascendente, o que representa, em tese, a fragilidade da proposta levantada pelos moralistas de plantão, que defendem a Pena de Morte como o único recurso capaz de devolver a paz aos seios das sociedades dominadas pelo banditismo.



Acabar com a violência é uma tarefa difícil, porque não depende da pena de morte e sim da conscientização de cada um...



No Brasil há uma ala que defende a implantação da pena de morte para coibir a violência, que foge dos trilhos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda que este método seja praticado apenas em crimes considerados hediondos, quem garante que a Justiça Brasileira não vá errar em algum veredicto e condenar um inocente à morte?



E a sociedade brasileira, como reagiria à instalação deste sistema de punição? Com certeza, muitas famílias iriam se revoltar e provocar manifestações que poderiam resultar em mais mortes...



Ninguém é contra a extensão das penas - hoje limitadas a trinta anos de reclusão - àqueles que cometerem crimes graves, agora, tirar a vida de alguém, ainda que este tenha praticado um genocídio, não é função do Estado, afinal, se o fizer, estará sendo tão criminoso quanto o réu a que condenou à morte...



Por isso, ao estabelecer a “pena de morte”, as autoridades devem pensar muito bem, porque as conseqüências serão muito piores...



* Converse com o autor desse texto através do e-mail: carlos.netkids@bol.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui